O britânico Kris Meeke (Citroen DS3) defende hoje a liderança do Rali de Portugal, quinta prova do mundial, partindo para o terceiro dia com mais de meio minuto de avanço sobre o francês Sébastien Ogier (Volkswagen Polo).
Dominador no segundo dia, o norte-irlandês tem seis especiais pela frente para gerir ou tentar ampliar os 31,9 segundos de vantagem sobre o tricampeão do mundo, cuja condição de líder do presente campeonato o obriga ainda a abrir estrada nesta jornada.
Antes do arranque para as seis especiais, correspondentes a duas passagens nos troços de Baião (18,66 km), Marão (26,31 km) e Amarante (37,67 km), o mais longo da prova, o espanhol Dani Sordo (Hyundai i20) segue em terceiro, a 37,9 segundos de Meeke.
Na véspera, Meeke foi o mais rápido em cinco especiais, incluindo a quinta, por decisão do diretor de corrida, que lhe atribuiu o melhor tempo depois de a classificativa ter sido neutralizada devido aos acidentes do neozelandês Hayden paddon (Hyundai i20) e do estónio Ott Tanak (Ford Fiesta RS), permitindo que apenas oito pilotos a concluíssem. Os restantes, incluindo o britânico completaram-na em ligação.
O arranque da décima prova especial de classificação (PEC), a primeira do dia, está previsto para as 09h42.