O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, disse sexta-feira que gostava de ver investigado o jogo com a União de Leiria, que o campeão nacional e líder da Liga portuguesa de futebol perdeu por 1-0.
''Como agora há muitas investigações, gostava também que investigassem este jogo. Quem tem responsabilidade devia investigá-lo bem'', defendeu Jesualdo Ferreira no fim do encontro da 16ª jornada do campeonato, disputado no Estádio Municipal de Leiria.
O técnico do FC Porto criticou duramente Sérgio Lacroix, árbitro auxiliar de Elmano Santos, o qual, segundo Jesualdo Ferreira, expulsou Ricardo Quaresma ''num lance em que não houve nenhuma agressão'' e deixou por assinalar ''dois penalties, um sobre Hélder Postiga e outro numa recarga do Lisandro cortada com a mão''.
Para o treinador do clube portuense, estes lances ''feriram profundamente o jogo'', mas também o golo da vitória da União de Leiria, que nasce ''num livre em que não houve qualquer falta, também assinalado pelo senhor Lacroix'', na perspectiva de Jesualdo Ferreira.
''Estamos tristes por ter perdido e indignados pela forma como as coisas aconteceram'', insurgiu-se Jesualdo Ferreira, questionando o facto de ''determinados critérios de nomeação não serem cumpridos'' e de Elmano Santos ter arbitrado já três jogos do FC Porto esta época.
''As outras equipas que ocupam os primeiros lugares vão ser nesta jornada arbitradas por internacionais. Nós não. Não colocamos em causa as pessoas, queremos apenas saber quais os critérios'', sublinhou o técnico portista.
Jesualdo Ferreira admitiu também ''uma quota de bastante alta de responsabilidade'' da sua equipa na derrota em Leiria, sobretudo pelas dificuldades evidenciadas na concretização, mas recordou que os ''azuis e brancos'' continuam na frente da prova.
''O FC Porto ainda vai com sete pontos de avanço e sentimos hoje que o campeonato não pode continuar a correr assim'', lembrou o treinado do campeão nacional.
A reacção da União de Leiria à arbitragem do jogo que ditou a eliminação na Taça de Portugal, frente ao Benfica (2-1), não foi esquecida por Jesualdo: ''Discutiram, enervaram-se e tiveram esta arbitragem aqui hoje. Parece que foram premiados'', considerou.
LUSA