A FIFA anunciou hoje a exoneração do secretário-geral interino, Markus Kattner, depois de uma auditoria interna ter detetado “desvios” de milhões de dólares relativamente aos quais terá “responsabilidade financeira”.
“Trata-se de somas importantes, de milhões de dólares”, especificou uma fonte próxima da auditoria interna, citada pelas agências internacionais.
O alemão Markus Kattner, que fazia parte da direção do ex-presidente da FIFA Josep Blatter, com responsabilidades na direção financeira, terá recebido as somas em causa a título de bónus, com base num contrato cujos termos foram mantidos em segredo no seio da organização.
Secretário-geral adjunto, Markus Kattner substituiu interinamente o francês Jérôme Valcke, suspenso por 12 anos de todas as atividades relacionadas com o futebol, no âmbito do escândalo de corrupção que abalou a instituição.
Em maio, no 66.º congresso da FIFA, que decorreu na Cidade do México, a FIFA elegeu a senegalesa Fatma Samoura, diplomata das Nações Unidas, como nova secretária-geral adjunta da organização, estando a posse prevista para meados de junho.
“A FIFA não fará mais comentários e continuará a colaborar com as autoridades envolvidas”, comunicou a FIFA.