O Sporting empatou hoje 1-1 no reduto do Boavista e foi incapaz de recuperar a segunda posição da Liga portuguesa de futebol, ocupada agora pelo Benfica, a cinco pontos do líder FC Porto, à passagem da 16ª jornada.
Os ''encarnados'', que venceram sábado no recinto do Belenenses, por 2-1, ganharam em ''três campos'', beneficiando dos deslizes dos seus mais directos adversários, uma vez que o FC Porto perdeu em Leiria (1- 0), sexta-feira, no jogo que abriu a ronda.
A segunda derrota na prova do campeão nacional permitiu que o campeonato ganhasse novos motivos de interesse, ficando relançada a luta pelo título, numa altura em que os três primeiros estão separados por seis pontos, após a jornada inaugural da segunda volta.
No jogo mais aguardado de hoje, Boavista e Sporting acabaram reduzidos a 10 jogadores, por expulsão do ''leão'' Alecsandro e do ''axadrezado'' Zé Manuel, tendo os forasteiros sido os primeiros a marcar, por intermédio de Liedson, aos 50 minutos.
O brasileiro marcou o sexto golo na Liga, mas a vantagem dos lisboetas durou apenas sete minutos, uma vez que Ricardo Sousa converteu aos 57 uma grande penalidade, a punir mão na bola do chileno Rodrigo Tello na área ''leonina''.
O dia de hoje rendeu apenas três golos em quatro encontros, pois registaram-se dois ''nulos'': no Estrela da Amadora-Naval 1º de Maio e no Desportivo das Aves-Beira-Mar, embate entre os dois últimos colocados e que proporcionou o primeiro ponto ao novo treinador aveirense, Paco Soler.
Além dos dois tentos no Bessa, apenas houve idêntica ''festa'' no estádio Cidade de Coimbra, por obra de Binho, que se estreou a marcar na prova, consumando o triunfo do Vitória de Setúbal sobre a Académica, que interrompe uma série negra de nove jogos sem ganhar dos sadinos.
O encontro que registou mais golos até ao momento na 16ª jornada foi disputado sábado em Paços de Ferreira, onde a equipa local, sétima da geral, bateu o quinto classificado, o Sporting de Braga, por tangencial 3-2.
A jornada fica completa segunda-feira com o ''derby'' madeirense entre o Nacional e o Marítimo, na Choupana.
LUSA