Os naturalizados Roman Neustadter e Marinato Guilherme são as principais novidades na lista dos 23 futebolistas da Rússia para o Euro2016 da França, no qual repartem o grupo B com Inglaterra, Eslováquia e País de Gales.
Newstadter, que atua nos alemães do Schalke 04 e pode jogar a central ou médio defensivo, recebeu esta semana o passaporte russo: nasceu na União Soviética, mas a sua família emigrou em 1991 para a Alemanha, país que chegou a representar em desafios particulares.
Quanto ao guarda-redes Guilherme, de origem brasileira, que obteve a cidadania russa já em 2015, é titular no Lokomotiv de Moscovo, ao qual chegou em 2007.
O selecionador Leonid Slutski não pode contar com Chéryshev, que revitalizou a carreira ao ser emprestado em fevereiro ao Valência, mas que está lesionado.
Lista dos 23 convocados:
Guarda-redes: Ígor Akinfeev (CSKA Moscovo), Yuri Lodiguin (Zenit) e Marinato Guilherme (Lokomotiv Moscovo).
Defesas: Serguei Ignashevich (CSKA Moscovo), Vasili Berezutsky (CSKA Moscovo), Alexei Berezutsky (CSKA Moscovo), Gueorgui Schennikov (CSKA Moscovo), Ígor Smolnikov (Zenit), Roman Neustadter (Schalke 04/Ale), Dmitri Kombarov (Spartak Moscovo) e Roman Shishkin (Lokomotiv Moscovo).
Médios: Roman Shirokov, Alexander Golovin (CSKA Moscovo), Alexander Samedov (Lokomotiv Moscovo), Denís Glushakov (Spartak Moscovo), Dmitri Torbinski (Krasnodar), Ígor Denisov (Dinamo Moscovo), Oleg Shatov (Zenit), Oleg Ivanov (Terek Grozni) e Pavel Mamaev (Krasnodar).
Avançados: Alexandr Kokorin (Zenit), Artiom Dzyuva (Zenit) e Fiodor Smolov (Krasnodar).