Os pugilistas profissionais vão poder participar nos Jogos Olímpicos Rio2016, uma decisão revolucionária, decidida hoje pela Associação Internacional de Boxe Amador (AIBA), mas que deverá ter poucos efeitos práticos.
De acordo com a informação apurada pela agência AFP, a votação realizada durante o congresso extraordinário da AIBA, na cidade suíça de Lausana, produziu um resultado de 88 votos favoráveis à admissão dos pugilistas profissionais no torneio olímpico, nove votos contra e quatro abstenções.
Apesar de histórica, a decisão não deverá produzir efeito significativo no Brasil, uma vez que, para a maioria dos pugilistas profissionais, já é demasiado tarde para participar na qualificação olímpica, cuja última etapa está marcada para julho, na Venezuela.
O pugilismo tem sofrido mudanças substanciais nos últimos anos, das quais se destaca a autorização da participação das mulheres nos Jogos de Londres, em 2012, e o fim da obrigatoriedade de utilização de proteções para a cabeça no Rio de Janeiro.