O Marítimo, da Primeira Liga, anunciou hoje a contratação do treinador brasileiro Paulo César Gusmão, que vai suceder no cargo a Nelo Vingada.
"Paulo César Gusmão será o treinador do Marítimo na nova temporada de 2016/17. O treinador brasileiro, um dos nomes de referência do futebol no ?país irmão', reuniu nesta quarta-feira com o presidente Carlos Pereira em Lisboa, tendo os dois viagem programada para o Funchal ao final da tarde", lê-se no sítio oficial do clube madeirense na Internet.
O brasileiro, antigo guarda-redes, de 54 anos, foi adjunto de Wanderley Luxemburgo no Vasco da Gama, no Fluminense e no Corinthians, onde neste último clube também coadjuvou Oswaldo de Oliveira em 2000, ano em que conquistaram o Campeonato do Mundo de Clubes.
Paulo César Gusmão assumiu o comando técnico de clubes como Ceará, Palmeiras, Flamengo e Botafogo, entre outros, tendo no seu currículo dois Campeonatos Mineiros (2004 e 2006) e outros tantos Campeonatos Goianos (2007/2008 e 2011).
Paulo César Gusmão, também conhecido como PC Gusmão, estava sem treinar desde fevereiro deste ano, quando deixou o Joinville, equipa da Série B brasileira (segundo escalão).
No Marítimo terá a segunda experiência no estrangeiro para o técnico brasileiro, após a passagem pelo Al-Arabi, do Catar.
Na época 2015/16, o Marítimo, finalista vencido da Taça da Liga, terminou o campeonato na 13.ª posição, tendo sido orientado por Ivo Vieira até janeiro, altura em que Nelo Vingada assinou pelos insulares.