O Conselho da Europa anunciou hoje que o novo convénio europeu sobre segurança nos jogos de futebol e outras manifestações desportivas será assinado a 03 de julho, em Saint-Denis, no Euro2016.
O acordo será celebrado antes de um dos jogos dos quartos de final e o texto vem substituir o anterior tratado, definido após a tragédia no Estádio de Heysel, em Bruxelas, na qual morreram 39 pessoas, num jogo entre Juventus e Liverpool.
Com a segurança como pilar mais importante no novo acordo, o texto engloba medidas para prevenir e sancionar atos de violência, seja no país de naturalidade ou naquele em que se tenham cometido as infrações.
Neste convénio os estados comprometem-se a melhorar a cooperação policial internacional, com a existência de um ponto nacional de informação de futebol, no qual existirá intercâmbio de informação e dados pessoais.
Está igualmente prevista a criação de um Comité de Segurança, com o objetivo de avaliar a aplicação do acordo e eventuais modificações.
“O desporto desempenha um papel importante para promover a integração social, da tolerância e compreensão intercultural”, salientou o secretário-geral do Conselho da Europa, Thorbjorn Jagland, acrescentando que o acordo “mostra o caminho a seguir”.