O Sporting Clube de Portugal e a Federação Chinesa de Futebol concordaram hoje iniciar uma programa de formação nas escolas do clube português para 15 jovens jogadores chineses até ao Jogos Olímpicos Pequim2008.
O protocolo vai permitir que os jovens jogadores chineses, entre os 12 e os 15 anos, recebam formação escolar enquanto treinam futebol na Academia Sporting, em Alcochete, disse à Agência Lusa João Rocha, antigo presidente leonino.
''Os chineses conhecem muito bem o futebol português, sabem que fomos campeões mundiais de sub-21 e que ficámos em quarto lugar no campeonato do Mundo, e esta é uma forma dos jovens jogadores chineses aprenderam com quem sabe de futebol'' disse João Rocha à Agência Lusa, após a assinatura do protocolo.
O acordo hoje assinado por João Rocha, em representação do Sporting, e pelo vice-presidente da Federação Chinesa de Futebol, Nan Yong, prevê a escolha por parte da federação chinesa de futebol de 100 jovens jogadores após torneios em toda a China, cabendo depois ao Sporting a decisão dos ''melhores dos melhores''.
Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e Desporto de Portugal, considerou a iniciativa ''um excelente exemplo de cooperação desportiva entre Portugal e a China''.
''A Academia Sporting é um exemplo ao combinar a formação académica com a formação desportiva, e portanto a ida de jovens chineses só pode ter resultados positivos'', disse Laurentino Dias.
Em 1978, o Sporting foi das primeiras equipas de futebol ocidentais a jogar na China, mal o regime chinês iniciou o seu processo de abertura.
LUSA