Um golo de Fabian Schär garantiu hoje a vitória à Suíça frente à Albânia, em jogo do Grupo A do Euro2016 de futebol, no qual a formação albanesa jogou reduzida a 10 desde os 37 minutos.
Fabian Schär inaugurou o marcador aos cinco minutos, na sequência de um pontapé de canto cobrado por Xherdan Shaqiri, ao ganhar nas alturas ao guarda-redes albanês.
No seu jogo de estreia em fases finais de Europeus, a Albânia criou a primeira situação de perigo aos 26 minutos, por intermédio de Taulant Xhaka, irmão de Granit Xhaka, titular na equipa suíça, que rematou ao lado da baliza de Sommer.
A formação albanesa, a única que derrotou Portugal no apuramento para o Euro2016, vencendo por 1-0 em Aveiro no jogo que acabou por ditar a saída do selecionador Paulo Bento, voltou a criar perigo aos 34 minutos.
Na sequência de um passe de Amir Abrashi, o avançado Armando Sadiku desmarcou-se bem, mas acabou por rematar fraco, para uma defesa fácil do guarda-redes suíço.
Aos 37 minutos, a seleção albanesa ficou reduzida a 10, depois de o ‘capitão’ Lorik Cana ter visto o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, após uma falta sobre Haris Seferovic.
Na sequência do livre que puniu a falta de Cana, a Suíça, adversária de Portugal no apuramento para o Mundial2018, Blerim Dzemaili rematou forte ao poste da baliza defendida por Berisha.
Ainda antes do intervalo, os helvéticos, que até hoje somavam cinco vitórias e um empate em confrontos com os albaneses, voltaram a criar perigo, por intermédio de Haris Seferovic que, após passe de Granit Xhaka, rematou para uma boa defesa de Berisha.
Com a equipa reduzida a 10, o selecionador da Albânia, o italiano Gianni Di Biasi, optou por não fazer substituições ao intervalo, fazendo apenas recuar o médio Burim Kukeli para o lugar do central Lorik Cana.
Aos 62 minutos, ambos os treinadores mexeram nas equipas, com Di Biasi a refrescar o meio-campo trocando Taulant Xhaka por Ergys Kace e o selecionador da Suíça a mexer no ataque, fazendo sair Admir Mehmedi para a entrada Breel Embolo.
A 15 minutos do fim do encontro e numa altura em que a Suíça não conseguia chegar ao golo da “tranquilidade”, o selecionador da Albânia voltou a mexer na equipa, trocando o médio Odise Roshi pelo avançado Sokol Cikalleshi.
Vladimir Petkovic também mexeu na equipa, trocando Blerim Dzemaili por Fabian Frei, pouco antes de Armando Sadiku rematar à malha lateral da baliza helvética, após passe de Elseid Hysaj.
A Albânia podia ter chegado ao empate aos 88 minutos, por intermédio de Shkelzen Gashi, que entrou quatro minutos antes para o lugar de Armando Sadiku, mas o guarda-redes suíço Yann Sommer negou o golo ao avançado, que surgiu isolado.
Apesar de ter disposto de mais oportunidades que o adversário a Suíça, que com este triunfo reparte o comando do Grupo A com a França, que na sexta-feira derrotou a Roménia por 2-1, foi incapaz de ampliar a vantagem.
Na segunda jornada do Grupo A, marcada para quarta-feira, a Suíça defronta a Roménia e a Albânia joga com a anfitriã França.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.