O País de Gales conquistou hoje a primeira vitória na fase final de um Campeonato da Europa de futebol, ao impor-se por 2-1 à também estreante Eslováquia, em jogo da primeira jornada do Grupo B do Euro2016.
O País de Gales necessitou de apenas 10 minutos para se estrear a marcar num Europeu, graças a um livre direto da ‘estrela’ Gareth Bale, mas os eslovacos empataram aos 61 pelo médio Ondrej Duda, que tinha entrado um minuto antes, e foi outro suplente, Hal Robson-Kanu, a oferecer o triunfo aos galeses, aos 81.
Os espetadores presentes no estádio Matmut Atlantique, em Bordéus, assistiram ao primeiro confronto entre duas seleções que participavam pela primeira vez no torneio continental em 20 anos, desde que Turquia e Croácia, também em estreia absoluta, mediram forças no Euro1996.
A Eslováquia poderia ter inaugurado o marcador logo aos três minutos, se o remate do médio Marek Hamsik – a concluir uma notável iniciativa individual -, não tivesse sido retirado em cima da linha de golo por Ben Davies, depois de o guarda-redes Daniel Ward já ter sido ultrapassado.
A resposta galesa foi rápida e eficaz, mas teve de contar com a colaboração do guardião eslovaco, Matus Kozacik, que, aos 10 minutos, deixou entrar a meio da baliza o livre marcado por Bale, colega dos internacionais portugueses Cristiano Ronaldo e Pepe no Real Madrid.
A Eslováquia demorou a recompor-se e as poucas jogadas promissoras esbarraram na bem organizada defesa galesa, à frente de um seguro Ward, substituto de última hora do lesionado Wayne Hennesey, o que arrastou sem grande entusiasmo até ao intervalo um jogo que até tinha tido um início muito promissor.
O médio Robert Mak, um dos eslovacos mais inconformados, deu o primeiro sinal de perigo na segunda parte com um remate sobre a barra, mas Bale voltou a pôr em sentido a seleção o rival, com um desvio de cabeça que obrigou Kozacik a defesa apertada.
O selecionador Ján Kozák procurou dar novo ânimo ao futebol da Eslováquia e não poderia ter sido mais certeiro: Duda, uma das apostas do técnico, em conjunto com o avançado Adam Nemec, aproveitou uma assistência e Mak para restabelecer o empate aos 61 minutos, apenas um após ter substituído Patrik Hrosovsky.
Mak voltou a ameaçar com um remate por alto e Aaron Ramsey fez o mesmo pouco depois, mas foi o avançado Robson-Kanu, outro jogador que iniciou o jogo no banco de suplentes, que ofereceu a primeira vitória no Europeu ao País de Gales, após um passe de Ramsey, com um colocado remate rasteiro, aos 81 minutos.
Nemec poderia ter reposto a igualdade cinco minutos mais tarde, dando ao resultado uma expressão pouco habitual em golos marcados por jogadores que ficaram de fora do ‘onze’ titular, tendo os galeses sido salvos pelo poste esquerdo da baliza de Ward, que deteve o desvio de cabeça do avançado eslovaco.
O País de Gales volta a jogar a 16 de junho, frente à Inglaterra, um dia depois de a Eslováquia medir forças com a Rússia, na segunda jornada do Grupo B, que ainda hoje vai proporcionar um embate entre ingleses e russos.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.