loading

Euro-2016: Seleção lusa venceu os dois únicos embates, rumo ao Euro-2012

Portugal e Islândia vão defrontar-se apenas pela terceira vez, na primeira jornada da fase de grupos do Euro2016 de futebol, sendo que a seleção lusa levou a melhor nos dois encontros rumo ao Campeonato da Europa de 2012.

Euro-2016: Seleção lusa venceu os dois únicos embates, rumo ao Euro-2012
Futebol 365

Na qualificação para a fase final do Euro2012, a equipa das ‘quinas' ficou inserida com os islandeses no Grupo H, acabando por vencer o duplo confronto, primeiro em Reiquejavique e, mais tarde, no Porto.

Depois de um arranque ‘tremido', com um empate frente a Chipre e um desaire com a Noruega, Portugal arrancou para cinco triunfos consecutivos, entre os quais frente à Islândia, que vai participar pela primeira vez numa fase final de uma grande competição.

A 12 de outubro de 2010, na quarta jornada da fase de apuramento, a seleção portuguesa, então comandada por Paulo Bento, deslocou-se à capital islandesa e venceu por 3-1.

Cristiano Ronaldo abriu o ativo, logo aos três minutos, mas Heidar Helguson (17) empatou o encontro, antes de Raul Meireles (27) e Hélder Postiga (72) confirmarem o triunfo da seleção nacional.

Dos 14 jogadores portugueses utilizados nesse jogo, apenas Eduardo, Ricardo Carvalho, Pepe, João Moutinho, Nani, Cristiano Ronaldo (todos titulares) e Bruno Alves (suplente não utilizado) marcam presença no Euro2016, enquanto Ragnar Sigurdsson, Brikir Saevarsson, Birkir Bjarnason e Eidur Gudjohnsen são os repetentes do lado islandês.

Praticamente um ano depois, a seleção portuguesa recebeu a Islândia, no Estádio do Dragão, no Porto, na penúltima ronda da qualificação, também aí vencendo por dois golos de diferença (5-3).

Nani, com um ‘bis', e Hélder Postiga deram uma margem confortável a Portugal na primeira parte (3-0), mas dois golos de Hallgrímur Jónasson colocaram em perigo a vantagem da equipa das ‘quinas', que apenas ‘respirou' de alívio na parte final da partida.

João Moutinho e Eliseu dilataram os números do triunfo luso nos últimos 10 minutos, de nada valendo o tento de Gylfi Sigurdsson, em tempo de compensação.

Neste jogo, o então selecionador, Paulo Bento, fez alinhar um ‘onze' do qual faziam parte Rui Patrício, Bruno Alves, Eliseu, João Moutinho, Nani e Cristiano Ronaldo, que são opções de Fernando Santos neste Europeu, tal como Quaresma, que não saiu do banco.

Portugal e Islândia jogam na terça-feira, a partir das 21:00 (20:00 em Lisboa), no Estádio Geoffroy Guichard, em Saint-Étienne, em jogo da primeira jornada do Grupo F, que será dirigido pelo turco Cuneyt Çakir.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?