A FIFA condenou hoje firmemente as “cenas vergonhosas” entre “arruaceiros idiotas” durante o encontro entre a Inglaterra e a Rússia, da primeira jornada do Grupo B do Euro2016 de futebol.
“A FIFA condena firmemente qualquer forma de violência e considera total inaceitável ver essas cenas vergonhosas em redor de encontros de futebol, perpetradas por uma minoria de arruaceiros idiotas”, disse o organismo, em comunicado.
A instituição considera que estes indivíduos “nada têm a ver com o futebol e os seus fãs verdadeiros”.
Nos minutos finais do encontro entre a Rússia e a Inglaterra, que terminou empatado a um golo, adeptos russos lançaram tochas e petardos para uma bancada de seguidores ingleses, tendo de seguida invadido aquela zona, onde se geraram violentos confrontos.
Os adeptos russos vão ser investigados por “provocação de distúrbios, comportamento racista e uso de material pirotécnico” pelo Comité de Ética e Disciplina do organismo regulador do futebol europeu, que decidirá eventuais sanções durante uma reunião marcada para terça-feira.
Durante a tarde de sábado, os tumultos na zona do porto velho provocaram várias dezenas de feridos, entre os quais um inglês em estado grave, enquanto já perto do estádio a polícia recorreu a gás lacrimogéneo e a um canhão de água para dispersar os adeptos.
Incidentes semelhantes tinham já sido registados na quinta e sexta-feira, em Marselha, mas entre menos adeptos e sem causar feridos graves.