O avançado internacional português Cristiano Ronaldo cumpre hoje o 15.º encontro em fases finais do campeonato da Europa de futebol, frente à Islândia, em Saint-Étienne, ascendendo ao segundo lugar da história da prova, iniciada em 1960.
Na estreia na sua quarta fase final consecutiva, o ‘capitão’ da seleção lusa fica a apenas um jogo dos recordistas, o holandês Edwin van der Sar e do francês Lilian Thuram, líderes da tabela, com 16 jogos.
Cristiano Ronaldo, que pode ascender à liderança no sábado, em Paris, face à Áustria, deixou para trás um grupo de oito jogadores, incluindo os seus compatriotas Luís Figo e Nuno Gomes, que disputaram 14 embates.
Entre esse lote, dois jogadores já se estrearam no Euro2016, o guarda-redes italiano Gianluigi Buffon, que manteve a sua baliza a zero face à Bélgica (2-0), e o médio alemão Bastian Schweinsteiger, autor do segundo tento face à Ucrânia (2-0), nos descontos, instantes após entrar.
Por seu lado, o guarda-redes Iker Casillas, jogador do FC Porto, não aumentou a sua contabilidade face à República Checa (1-0), uma vez que o selecionador espanhol, Vicente Del Bosque, entregou a titularidade a David De Gea.
Entre os espanhóis, Cesc Fabrègas e Andrés Iniesta passaram a contar 13 encontros e também estão na corrida ao topo.