O novo treinador do Varzim, Diamantino Miranda, sexta-feira confirmado como substituto de Horácio Gonçalves, quer devolver a raça típica das equipas poveiras ao actual plantel do clube da Liga de Honra em futebol.
''Não perdendo totalmente essa característica da raça, a equipa descaracterizou-se um pouco. Se conseguir que essa marca regresse, o Varzim estará mais perto dos seus objectivos'', disse Diamantino Miranda à Agência Lusa.
O treinador tem como objectivo fazer com que o clube poveiro, 12º classificado da Liga de Honra, ''acabe o campeonato numa posição tranquila'', invertendo um ciclo de nove jornadas sem vencer.
Para cumprir esses objectivos, Diamantino Miranda (que assinou contrato por época e meia) terá como adjunto Miranda, ex-jogador do Varzim e do Benfica.
Mantêm-se na equipa técnica o preparador físico Eduardo Esteves, que vai dirigir a equipa domingo, no jogo em Guimarães (a contar para a 17ª jornada da Liga de Honra), e Augusto Neves.
Quanto aos objectivos a longo prazo, Diamantino Miranda revela que lhe foi pedido para continuar a aposta nos jogadores das camadas jovens do clube.
O técnico, antigo médio internacional do Benfica, afirma sentir-se à-vontade na formação de futebolistas, lembrando nomes com quem já trabalhou, como Beto, Carlos Martins, Pedro Mendes ou Filipe Teixeira.
O primeiro jogo de Diamantino no banco varzinista será a 10 de Fevereiro, para a Taça de Portugal contra o Benfica, o seu clube de coração: ''Costumo dizer que, quando não estou a exercer a minha profissão, exerço o meu benfiquismo. Quando estou a trabalhar, o Benfica passa a ser adversário''.
Para essa partida, o treinador quer convencer os seus jogadores a ''aproveitarem'' a exposição mediática, de forma a fazerem um jogo que transmita ''confiança e tranquilidade'' à equipa para os jogos da Liga de Honra.
Diamantino Miranda, que em Novembro abandonou o comando técnico do Portimonense, também da Liga de Honra, vai estar domingo presente no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, para observar pela última vez a equipa do Varzim antes de assumir o seu comando técnico.
Na segunda-feira, às 15:00, é apresentado oficialmente à comunicação social no estádio dos ''alvi-negros'', na Póvoa de Varzim.
LUSA