O Vitória de Guimarães continuou hoje a ''marcar passo'' na Liga de Honra de futebol, ao ceder um empate sem golos na recepção ao Varzim, em jogo da 17ª jornada antecipado para a manhã.
Os minhotos, que elevaram para quatro o número de jogos consecutivos sem ganhar, já não conhecem o sabor da vitória no Estádio D. Afonso Henriques desde 26 de Novembro (2-0 ao Trofense) e somaram o primeiro ponto em três encontros sob o comando do treinador Manuel Cajuda, que substituiu Norton de Matos em Dezembro.
O Varzim vinha de uma derrota por 3-0 em casa frente ao Rio Ave, que ditou a saída do treinador Horácio Gonçalves, somou o 10º jogo consecutivo sem ganhar e acabou a partida com nove jogadores, após as expulsões por acumulação de cartões amarelos de Telmo e de Rafael, que vão falhar o encontro da Taça de Portugal com o Benfica.
Depois de um primeiro quarto-de-hora bastante dividido, o Vitória de Guimarães, que entrou em campo sem jogadores portugueses no ''onze'' inicial, tomou as rédeas do encontro, controlando o meio- campo e tentando aproximar-se da baliza de Ricardo.
Os minhotos mostraram sempre muita vontade atacante, que se acentuou na segunda parte, mas raramente estiveram esclarecidos na zona de perigo, embora tenham disposto das melhores oportunidades do jogo, algumas delas falhanços clamorosos dos seus avançados.
O domínio do Vitória parecia que ia dar frutos aos 23 minutos:
após um bom lance colectivo, Telmo jogou a bola com a mão na área e o árbitro João Ferreira assinalou grande penalidade, além de mostrar o segundo cartão amarelo e consequente vermelho ao defesa varzinista, mas Ghilas permitiu a defesa de Ricardo no remate dos 11 metros.
A expulsão de Telmo foi o mote para o assalto dos vimaranenses à baliza do Varzim, que raramente conseguiu libertar-se do sufoco ofensivo do Vitória.
A segunda metade confirmou a supremacia do Vitória de Guimarães, que dispôs de inúmeras oportunidades para chegar à vantagem, mas o guarda-redes Ricardo, o melhor em campo, e um poste da baliza do Varzim chegaram para travar os ataques vimaranenses.
Perante a ansiedade do público da casa, que esperava o regresso da equipa aos triunfos, a equipa de Cajuda ficou inquieta e foi já mais com o coração do que com a razão que os minhotos tentaram chegar ao golo da vitória.
O golo que valia três pontos não chegou e o empate satisfaz mais o Varzim do que o Vitória de Guimarães, que se mantém no 11º lugar da tabela, mas longe (nove pontos à condição) do objectivo da subida de divisão.
Já o Varzim consolidou o 12º lugar da classificação, oito pontos acima da linha de descida da Liga de Honra.
Jogo disputado no Estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães.
Ficha do Jogo
Equipas:
- Vitória de Guimarães: Nilson, Rissutt (Targino, 73), Geromel (Paulo Adriano, 59), Danilo, Momha, Otacílio, Desmarets, Tchomogo, Brasília, Ghilas (Bacari, 56) e Anderson Costa.
(Suplentes: Nuno Santos, Pelé, Flávio Meireles, Hélder Cabral, Targino, Paulo Adriano e Bacari).
- Varzim: Ricardo, Tiago Lopes, Campinho, Bruno Miguel, Telmo, Tito, Emanuel (Mendonça, 93), Nuno Rocha, Rafael, Pedrinho e Roberto (Denilson, 26, depois Diego, 75).
(Suplentes: Rui Barbosa, Denilson, Ruben, Mendonça, Diego e Marco Cláudio).
Árbitro: João Ferreira, de Setúbal.
Acção disciplinar: cartão amarelo para Telmo (20 e 23), Nuno Rocha (27), Anderson (28), Rafael (30 e 72), Tchomogo (83), Ricardo (89). Cartão vermelho para Telmo (23) e Rafael (72), ambos por acumulação de amarelos).
Assistência: 10.528 espectadores.
LUSA