loading

Crónica: Higuaín e Messi 'abatem' Venezuela e colocam Argentina nas 'meias'

A Argentina conquistou sem grandes problemas um lugar nas meias-finais da Copa América do Centenário em futebol, em que vai encontrar os anfitriões Estados Unidos, ao bater sábado a Venezuela por 4-1, em Foxborough.

Crónica: Higuaín e Messi 'abatem' Venezuela e colocam Argentina nas 'meias'

Gonçalo Higuaín, que marcou os dois primeiros golos, aos 08 e 28 minutos, e o ‘regressado’ Lionel Messi, autor do terceiro tento, aos 60, e das assistências para o primeiro e o quarto, de Erik Lamela, aos 71, foram as figuras do jogo.

Ao apontar o terceiro golo dos ‘albi-celestes’, o ‘capitão’ Messi, que foi titular pela primeira vez na prova, assumiu a liderança isolada dos marcadores, com quatro tentos, em 164 minutos, e passou a somar 54 na seleção argentina, em 111 jogos, colocando-se a dois do recordista Gabriel Batistuta.

Na formação venezuelana, destaque, pela positiva, para o golo da sua grande figura, o avançado Salomón Rondón, de cabeça, a passe de Alejandro Guerra, aos 70 minutos, e, pela negativa, para o penálti falhado por Luis Seijas, aos 44, que colocou um ‘Panenka’ nas mãos de Sergio Romero.

Nas meias-finais, as suas oitavas desde 1987, a Argentina vai encontrar os Estados Unidos, na terça-feira, e tentar dar mais um passo rumo a um título que lhe foge desde 1993, sendo que o terá de fazer sem o benfiquista Gaitán, que viu o segundo amarelo na prova, antes de assistir Messi para o 3-0.

A grande novidade na Argentina foi a entrada para o ‘onze’ de Lionel Messi, pela primeira vez titular na Copa América do Centenário, em vez do lesionado Di Maria, enquanto, na Venezuela, destaque, na defesa, para a entrada de Alexandre González, em substituição de Roberto Rosales.

Os argentinos entraram melhor e adiantaram-se no marcador logo aos oito minutos, com um soberbo passe de Messi para as costas da defesa a isolar Higuaín, que rematou de primeira, colocando a bola junto ao poste direito.

Em vantagem, o ‘onze’ de Tata Martino ficou ainda mais confortável no jogo e, aos 28 minutos, ampliou a vantagem, com o ‘bis’ de Higuaín, que fintou o guarda-redes e faturou, após um atraso desastrado de Figuera.

Em ‘cima’ do intervalo, outra ação comprometedora, esta do guarda-redes argentino Romero, que fez uma falta na área, desnecessária, sobre Josef Martínez, deu à Venezuela a hipótese de ‘regressar’ ao jogo, mas, chamado à cobrança, Seijas fez um passe a Romero, num ‘Panenka’ falhado.

Na segunda parte, a Argentina acabou por aumentar a vantagem aos 60 minutos, com Gaitán a recuperar a bola perto da área contrária e a tabelar com Messi, que colocou a bola entre as pernas de Dani Hernández. O benfiquista que vai virar ‘colchonero’ sairia tocado, aos 67.

A Venezuela ainda ganhou alguma esperança, aos 70 minutos, quando Rondón marcou de cabeça, servido por Guerra, mas, na jogada imediata, Messi isolou Lamela e este rematou fraco, mas com a força suficiente para bater Hernández. Um ‘frango’.

Até ao final, a Argentina teve sempre mais perto do quinto do que a Venezuela - na qual Sema Velázquez (Arouca) aos 85 minutos - do segundo, mas o jogo terminou mesmo com 4-1 e a festa dos ‘albi-celestes’, que continuam a ser a única equipa 100 vitoriosa na Copa América do Centenário.

Programa da jornada

Sexta-feira, 17 de Junho de 2016
Estados Unidos - Equador, 2 - 1

Sábado, 18 de Junho de 2016
Peru - Colômbia, 2 - 4 g.p

Domingo, 19 de Junho de 2016
Argentina - Venezuela, 4 - 1
México - Chile, 0 - 7

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?