Cerca de 150 pilotos disputam os cinco campeonatos que integram o 46.º Circuito Internacional de Vila Real, que decorre entre sexta-feira e domingo e consolida a internacionalização do evento, anunciou hoje a organização.
Com as obras de instalação do circuito e de reforço de segurança praticamente concluídas, a cidade de Vila Real está pronta para acolher as corridas de automóveis, que este ano incluem duas provas da Federação Internacional de Automobilismo (FIA), o Mundial de Carros de Turismo (WTCC) e a Taça Europeia de Carros de Turismo (ETCC).
A apresentação do 46.º Circuito Internacional de Vila Real decorreu hoje, na cidade transmontana.
Francisco Vieira e Brito, elemento da Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real, salientou que referiu que se esgotaram as incrições em todas as categorias que vão ser disputadas na cidade, um facto que "frisou que só acontece em Vila Real".
Segundo a organização, estão cerca de 150 pilotos inscritos nos cinco campeonatos que irão decorrer ao longo dos três dias.
A prova rainha é de novo o WTCC, prova que se estreou na cidade transmontana em 2015. A realização do WTCC em Vila Real está garantida até 2017, o que acontece depois de a Câmara do Porto ter decidido suspender a realização do Circuito da Boavista.
Os restantes pilotos competem no ETCC e nas provas nacionais Legends Classic Cup, Campeonato Nacional de Clássicos Circuitos 1300 e Campeonato Nacional de Velocidade.
A programação do evento arranca na quinta-feira, com um desfile dos pilotos do WTCC pela cidade transmontana, com uma passagem dos concorrentes pelas antigas boxes do histórico circuito de Vila Real.
Nos três dias de prova decorre, a partir do final da tarde, uma mostra do melhor do Douro, entre gastronomia e vinhos, e há concertos por David Fonseca, um tributo aos Rolling Stones e atuações de DJ.
As primeiras corridas no Circuito de Vila Real, criado por Aureliano Barrigas, realizaram-se em 1931 e foram incluídas no programa das festas da cidade.
Durante várias décadas, milhares de pessoas visitavam anualmente Vila Real para assistir às corridas de automóveis, que se tornaram um dos "maiores eventos de Trás-os-Montes e Alto Douro" até terminarem em 1991, depois da sucessão de vários acidentes graves.
O anterior executivo de Manuel Martins (PSD) retomou o circuito em 2007, com uma pista mais reduzida, mas o evento só se realizou até 2010 e, agora, de novo em 2014 pela iniciativa da equipa do autarca socialista Rui Santos.
A organização do evento envolve a autarquia local, o Clube Automóvel de Vila Real e a Associação Promotora do Circuito Internacional de Vila Real.