loading

Hungria-Portugal: Factos, números e curiosidades

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje a Hungria na terceira e última jornada do Grupo F do Euro2016. Conheça alguns factos, números e curiosidades das duas equipas e seus jogadores.

Hungria-Portugal: Factos, números e curiosidades

A Hungria nunca conseguiu dar grande réplica a Portugal nos dez jogos disputados antes do embate marcado para o Grupo F do UEFA EURO 2016.

Encontros anteriores

O registo da Hungria frente a Portugal é de V0 E3 D7 (V0 E0 D5 em jogos oficiais).

O único encontro dos dois países em fases finais foi no Campeonato do Mundo de 1966, com Portugal a triunfar por 3-1 em Old Trafford, no jogo de estreia. Ambas as equipas conseguiram o apuramento, à frente de Brasil e Bulgária.

Portugal conseguiu marcar três golos à Hungria em ambos os jogos da qualificação para o UEFA EURO 2000, com o segundo triunfo a permitir o apuramento para a fase final como o melhor segundo classificado. Uma década depois, Pepe marcou o golo que permitiu o triunfo dos portugueses por 1-0 em Budapeste, com Simão Sabrosa a bisar no reencontro em Lisboa (3-0) e Portugal a garantir a qualificação para o Campeonato do Mundo da África do Sul.

Os dois países ficaram colocados no mesmo grupo de qualificação para o Mundial de 2018.

Factos da Hungria nos Europeus

Esta é a primeira presença da Hungria na fase final de um EURO desde 1972 e a primeira participação num grande competição desde 1986. Só quatro países disputaram as duas fases finais em que estiveram os húngaros, em 1964 e 1972.

A Hungria disputou as finais dos Campeonatos do Mundo de 1938 e 1954, mas não evitou os triunfos de Itália (em França) e da República Federal da Alemanha, respectivamente.

O Debrecen foi a única equipa húngara a jogar em Lyon nas competições europeias, mas não evitou uma derrota por 4-0 com o Lyon na fase de grupos da UEFA Champions League de 2009/10.

Factos de Portugal nos Europeus

Portugal vai participar pela sexta vez consecutiva num EURO, sétima no total, e conseguiu sempre ultrapassar a fase de grupos.

Portugal conseguiu o melhor resultado de sempre quando atingiu a final do UEFA EURO 2004, em casa, mas não evitou o surpreendente triunfo da Grécia por 1-0.

A selecção das “quinas” estreou-se no EURO de 1984 e atingiu as meias-finais em França, mas não evitou a derrota por 3-2, no prolongamento, com os anfitriões.

Lyon já recebeu sete jogos de clubes portugueses nas competições europeias. Os resultados dos visitantes no velho Stade de Gerland foram V2 E3 D2.

Jogaram juntos

Tamás Kádár (Hungria) e Danilo (Portugal) - Roda JC, 2012-13

Curiosidade

O húngaro Nemanja Nikolić marcou um golo a Rui Patrício no triunfo do Videoton, por 3-0, sobre o Sporting na fase de grupos da UEFA Europa League de 2012/13.

Fonte: uefa.org

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?