O piloto português Miguel Oliveira conseguiu hoje 11.º lugar na qualificação para a corrida de Moto2 do Grande Prémio da Holanda, oitava prova do Mundial de motociclismo de velocidade, em Assen.
Numa qualificação marcada pela chuva, que impediu os pilotos de melhorarem as suas prestações na parte final, Miguel Oliveira logrou a melhor prestação do ano e vai partir quarta linha, ao rodar em 1.39,294 minutos.
A cumprir a primeira época em Moto2, o piloto luso tinha como melhor registo em qualificação o 14.º posto, que havia conseguido no Grande Prémio de Espanha, em Jerez de la Frontera, e também no Grande Prémio de França, em Le Mans.
A ‘pole’ foi conquistada pelo suíço Thomas Luthi, quarto classificado do Mundial da categoria, com uma volta em 1.37,954 minutos, em piso seco.
O Mundial de Moto2 é liderado pelo espanhol Alex Rins, que soma 116 pontos, contra 108 do britânico Sam Lowes e 106 do francês Johann Zarco. O português Miguel Oliveira é 14.º, com 23 pontos.
Na categoria rainha, a ‘pole’ foi arrebatada pelo italiano Andrea Dovizioso (Ducati), que cumpriu a sua melhor volta em 1.45,246 minutos, batendo o seu compatriota Valentino Rossi (Yamaha) por 715 milésimos de segundos.
O espanhol Marc Marquez (Honda), que lidera o campeonato, foi quarto, enquanto o compatriota Jorge Lorenzo (Yamaha), campeão em título, vai partir apenas do 11.º posto.
Após sete provas, Marquez comanda o Mundial de MotoGP com 125 pontos, mais 10 do que Lorenzo, segundo classificado, e 22 em relação a Rossi.
No Moto3, a ‘pole’ foi para o italiano Enea Bastianini (Honda), com uma volta em 1.42,463 minutos.
O Grande Prémio da Holanda realiza-se no circuito de Assen, no domingo, contrariando a tradição, já que a etapa holandesa do Mundial de motociclismo de velocidade costuma realizar-se ao sábado.