loading

Inglaterra: Magnatas norte-americanos Gillett e Hicks compram Liverpool

Os magnatas norte-americanos George Gillett e Tom Hicks chegaram hoje a um acordo para a aquisição do clube de futebol inglês Liverpool, terceiro classificado da Primeira Liga inglesa, num negócio de cerca de 333 milhões de euros.

Em conferência de imprensa no mítico Estádio de Anfield Road, o director-executivo dos ''Reds'', Rick Parry, anunciou que o presidente do clube, David Moores, ficará como presidente honorário vitalício, sublinhando haver por parte dos empresários norte-americanos ''um sólido entendimento das tradições da equipa''.

''Estou encantado em receber George e Tom em Anfield. Trata-se de um grande acordo para o Liverpool, para os nossos adeptos e para os accionistas e é o começo de uma nova era para o clube'', disse Parry.

Gillet, dono da equipa de hóquei no gelo Montreal Canadiens, e Hicks, que detém a equipa de basebol Texas Rangers e a de hóquei no gelo Dallas Stars, ofereceram 265 milhões de euros pelo clube de Liverpool ou cinco libras por acção, comprometendo-se ainda a saldar o passivo dos ''Reds'', cerca de 68 milhões de euros.

O Liverpool é o clube inglês com mais títulos europeus (cinco) e o que mais vezes foi campeão da Velha Albion, com um recorde de 18 títulos nacionais e viu o projecto para um novo estádio aprovado em Setembro.

Além dos referidos 333 milhões de euros de investimento, o duo de empresários norte-americanos vai ainda financiar com perto de 330 milhões de euros a construção do novo recinto, com capacidade para 60 mil pessoas, em lugar dos actuais 45 mil lugares de Anfield, que conta com 114 anos de história.

Após o Manchester United, adquirido em 2005 pelo empresário de futebol americano Malcolm Glazer por mais de um milhar de milhões de euros, e do Aston Villa, igualmente comprado por outro dono de uma equipa de futebol americano, Randy Lerner, o Liverpool é assim o terceiro clube inglês vendido a proprietários de ''franchises'' desportivas norte-americanas.

- Sete dos 20 clubes da Primeira Liga inglesa de futebol, nomeadamente os actuais três primeiros classificados do campeonato (Manchester United, Chelsea e Liverpool), foram adquiridos por não- britânicos, nos últimos 10 anos:

1997: Fulham - O egípcio Mohammed Al-Fayed, dono dos famosos armazéns londrinos Harrod's, foi o primeiro não-britânico a adquirir um clube em Inglaterra.

2003: Chelsea - O russo Roman Abramovich, empresário multimilionário dos ramos do petróleo, metais e transportes, adquiriu o actual clube treinado pelo português José Mourinho, entretanto bicampeão inglês (2005 e 2006).

2005: Manchester United - O norte-americano Malcolm Glazer, dono da equipa de futebol americano Tampa Bay Buccaneers, comprou o clube pelo qual alinha o internacional português Cristiano Ronaldo.

Julho de 2006: Portsmouth - O empresário franco-russo Alexandre Gaydamak adquiriu 50 por cento das acções do clube pelo qual alinha o internacional português Pedro Mendes a outro magnata, o sérvio-americano Milan Mandaric.

Setembro de 2006: Aston Villa - O norte-americano Randy Lerner, dono da equipa de futebol americano Cleveland Browns, comprou a equipa de Birmingham.

Novembro de 2006: West Ham United - Um consórcio de empresários islandeses adquiriu o emblemático clube do East Side londrino.

Fevereiro de 2007: Liverpool - Os norte-americanos George Gillett e Tom Hicks, ambos donos de equipas de desportos norte- americanas, chegam a acordo com a direcção dos ''Reds'' para a compra do clube inglês com mais títulos nacionais e europeus.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?