loading

Euro-2016: Ambiente 'morno' no Bollaert-Delelis, festa croata em Lens

A pouco mais de três horas do Croácia-Portugal, dos oitavos de final do Euro2016 de futebol, o ambiente junto ao Estádio Bollaert-Delelis ainda estava ‘morno’, enquanto no centro de Lens, França, a festa foi croata.

Euro-2016: Ambiente 'morno' no Bollaert-Delelis, festa croata em Lens

A pequena e pacata cidade de Lens, a mais ‘humilde’ das 10 sedes do Campeonato da Europa, com apenas 36 mil habitantes, ‘estremeceu’ com a chegada sobretudo dos adeptos da Croácia, bem mais barulhentos e, pela amostra desta manhã, em bem maior número que os portugueses.

O habitual sossego junto à Igreja de Saint-Léger, o edifício mais emblemático de Lens e que marca o centro, foi interrompido pelos croatas, que deram uma nova banda sonora à cidade e também novas cores, sobretudo o ‘xadrez’ branco e vermelho típico das camisolas da seleção desse país.

Pelo meio do que parecia mais uma festa privada ao ar livre dos adeptos croatas, lá foram aparecendo alguns portugueses, mas sem grande euforia e, sobretudo, mais preocupados em encontrar um restaurante "bom e barato para se comer".

"Cheira-me que não deve haver bacalhau e sardinhas nestas zonas. Com umas bifanas já fico satisfeito", confessou José Arménio à agência Lusa, um emigrante português de 57 anos que vive em Mons, na Bélgica, desde o tempo em que era "um jovem bonito e irresistível para as raparigas".

Com a fronteira belga a apenas 40 quilómetros de distância, tal como José, alguns emigrantes lusos que vivem nesse país decidiram tentar a sua sorte e viajar até Lens, mesmo sem ter bilhete para o jogo.

A maior aglomeração de adeptos portugueses antes da deslocação para o estádio aconteceu junto ao hotel em que a seleção nacional ficou instalada, bem fora da cidade e entre o caminho que liga Lens a Lille, que estão separadas por cerca de 30 quilómetros.

Muitas camisolas de Cristiano Ronaldo, algumas bandeiras de Portugal e cachecóis, numa missão quase impossível de tentar ver os jogadores antes do duelo com a Croácia.

Com a seleção ‘fechada a sete chaves’, alguns adeptos mais corajosos ainda tentaram chegar mais perto de Ronaldo e companhia pelos arbustos que rodeiam o hotel, mas sempre sem sucesso.

Tal como tem acontecido noutros jogos, junto ao estádio o ambiente ainda estava ‘morno’ a pouco mais de três horas do jogo, com as forças de segurança a fazerem a separação dos adeptos das duas seleções ainda bem longe do próprio recinto, para impedir algum tipo de confrontos.

O Estádio Bollaert-Delelis tem capacidade para 35 mil pessoas.

O Croácia-Portugal está agendado para as 21:00 (20:00 horas de Lisboa) e terá arbitragem do espanhol Carlos Velasco Carballo.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?