loading

Portugal vence Brasil em Londres por 2-0

Dois golos nos derradeiros oito minutos valeram hoje à selecção portuguesa de futebol o segundo triunfo consecutivo sobre o pentacampeão mundial Brasil (2-0), em encontro realizado no Emirates Stadium, em Londres.

Portugal vence Brasil em Londres por 2-0

Quando o ''nulo'' parecia certo, num palco ''gélido'', o extremo do Benfica, que havia substituído o ''capitão'' Ronaldo, marcou o primeiro, aos 82 minutos, após passe de Quaresma, e, aos 90, Ricardo Carvalho conseguiu o segundo, depois de um centro de Hugo Viana.

Mais de 40 anos depois do histórico triunfo de Liverpool (3-1 no Mundial de Inglaterra66), Portugal voltou, assim, a bater os brasileiros por dois golos e a somar o terceiro jogo seguido sem perder, após o empate de 2002 (1-1) e o triunfo de 2003 (2-1).

Este encontro marcou também o regresso às noites de glória da selecção portuguesa de futebol, que ainda não tinha convencido após o Mundial da Alemanha2006: mais do que tudo, este jogo poderá ser importante na motivação da equipa para a campanha rumo ao Euro2008.

Quando se aproximam os complicados encontros com Bélgica e Sérvia, em Março, Portugal mostrou que está pronto, não por ter aplicado o primeiro desaire à versão Dunga do Brasil, mas pelo que fez, sobretudo em termos defensivos e colectivos.

No que respeita às individualidades, num dia em que Ronaldo foi ''capitão'' e não deixou de dar espectáculo, por entre muitos assobios, e Quaresma foi titular pela primeira vez, Ricardo Carvalho tem de ser eleito o melhor, já que, além de ter comandado superiormente a defesa, ainda teve tempo para ''matar'' o jogo.

A formação lusa entrou com o ''onze'' anunciado: Miguel, Ricardo Carvalho, Jorge Andrade e Caneira, à frente de Ricardo, um meio-campo com Petit, Tiago e Deco e os extremos Ronaldo (estreia como ''capitão'') e Quaresma (primeira vez titular) no apoio a Hélder Postiga.

Por seu lado, o Brasil apresentou-se em ''4-2-3-1'' e foi o primeiro a ''entrar'' em jogo: aos 14 minutos, Rafael Sobis surgiu isolado, mas Ricardo defendeu, com alguma felicidade, e, aos 20, Kaká rematou forte em posição central, só que ao lado.

A resposta portuguesa surgiu pouco depois, com Hélder Postiga a aparecer sozinho, após assistência de Tiago, mas a não conseguir superar o seu companheiro de equipa Helton, e teve continuidade num livre de Cristiano Ronaldo, que não saiu muito ao lado.

Até ao intervalo, o Brasil foi mais perigoso, com Sobis a falhar por pouco de cabeça (26 minutos) e Lúcio a acertar na barra, após um livre (43), depois de um bom período luso, durante o qual Ricardo Carvalho (29) e Ronaldo (34) cabecearam com perigo.

Com Paulo Ferreira no lugar de Caneira, Portugal entrou na segunda parte a dominar, mas, apesar de atacar mais, sem criar grande perigo, num jogo que voltou a equilibrar e, rapidamente, a cair muito de qualidade com a catadupa de substituições.

O encontro arrastava-se e o ''nulo'' parecia eminente, só que, aos 82 minutos, Ricardo Quaresma arrancou pela direita, levantou a cabeça e colocou a bola à entrada da área, onde apareceu o suplente Simão a rematar sem preparação para longe do alcance de Helton.

Em desvantagem, o Brasil ainda tentou, em desespero, chegar ao empate, mas, aos 90 minutos, Ricardo Carvalho ''acabou'' com o jogo em mais um remate de primeira, desta vez em resposta a um cruzamento de Hugo Viana, também entrado durante a segunda metade.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?