O futebolista português Deco contribuiu hoje com uma assistência para a vitória (2-0) do FC Barcelona na recepção ao Santander, mas foi graças ao ''bis'' do brasileiro Ronaldinho que o campeão recuperou a liderança isolada da Liga espanhola.
Ronaldinho inaugurou o marcador aos 51 minutos, na marcação de um livre directo, e fechou a contagem aos 68, correspondendo com um desvio certeiro de cabeça ao cruzamento de Deco, mas o jogo da 22ª ronda ficou também marcado pela recusa do camaronês Samuel Eto'o em abandonar o banco de suplentes.
O treinador do Barcelona, o holandês Frank Rijkaard, revelou que pretendia utilizar Eto'o durante a segunda parte, mas o avançado camaronês ''não quis entrar em campo'', atitude que o técnico holandês classificou de ''lamentável''.
Além dos dois golos de Ronaldinho, o Barcelona festejou o regresso do argentino Lionel Messi após três meses de ausência por lesão, mas o desfecho poderia ter sido diferente se o guarda-redes Victor Valdes não defendesse o penalty de Garay, aos 26 minutos.
O campeão europeu aumentou para três pontos a vantagem sobre o FC Sevilha, segundo classificado, que empatou 0-0 com o rival citadino Betis, enquanto o Real Madrid segue a cinco pontos de distância, após o triunfo (2-1) no terreno da Real Sociedad, ambos em jogos disputados sábado.
LUSA