loading

Portugal-País de Gales: Factos, números e curiosidades

A seleção portuguesa de futebol defronta hoje o País de Gales no primeiro jogo das meias-finais do Euro2016. Conheça alguns factos, números e curiosidades das duas equipas e seus jogadores.

Portugal-País de Gales: Factos, números e curiosidades

Portugal procura regressar à final pela primeira vez desde a dramática derrota como anfitrião no UEFA EURO 2004, enquanto a surpreendente caminhada de Gales conhece mais um episódio em Lyon.

Encontros anteriores

As equipas vão encontrar-se pela primeira vez num jogo oficial. Nas três ocasiões em que se encontraram no passado em jogos amigáveis, Portugal venceu duas vezes e o País de Gales uma.

Portugal derrotou Gales por 3-2 num particular em 1949, mas seria derrotado por 2-1 em Cardiff, dois anos depois. O encontro mais recente foi em Chaves, em Junho de 2000, altura em que Portugal ganhou por 3-0.

Factos de Portugal nos Europeus

Os últimos seis jogos de Portugal em fases finais de EUROs terminaram empatados ao fim dos 90 minutos; cinco na presente competição, a que se junta um 0-0 com a Espanha nas meias-finais do UEFA EURO 2012, ao qual se seguiu uma derrota nas grandes penalidades.

Portugal empatou 3-3 com a Hungria a 22 de Junho, em partida do Grupo F, no último jogo que disputou em Lyon. Foi uma grande noite para Cristiano Ronaldo, que se tornou no primeiro jogador a marcar em quatro fases finais de Campeonatos da Europa da UEFA, sendo também o primeiro a disputar 17 jogos em fases finais da prova.

Ronaldo poderá também tornar-se no primeiro jogador a disputar três meias-finais do EURO e (após ter marcado em 2004 frente à Holanda) apenas o terceiro a facturar em mais do que uma, a par de Viktor Ponedelnik e Valentin Ivanov, que marcaram ambos pela União Soviética em 1960 e 1964.

O registo dos clubes portugueses nos sete jogos de competições da UEFA que, até hoje, disputaram em Lyon é de 2V 3E 2D.

Portugal disputa o sexto EURO consecutivo e sétimo no total. Está na quarta meia-final em cinco edições, sendo 2008 a única excepção.

Apesar desta ser a quinta ocasião que Portugal vai disputar a meia-final de um EURO, a única vez em que seguiu em frente para a final foi em 2004, em casa, quando derrotou a Holanda por 2-1 em Lisboa, com Ronaldo e Maniche a marcarem. Caiu em 1984 (2-3 frente à França, após prolongamento), 2000 (1-2 frente à França, após prolongamento e golo de ouro) e 2012 (0-0 frente à Espanha, 2-4 nos penalties).

Portugal também foi afastado nas meias-finais do Campeonato do Mundo em 1966 (1-2 frente à Inglaterra) e 2006 (0-1 frente à França).

O maior feito de Portugal no EURO foi chegar à final do UEFA EURO 2004, em sua casa, onde, inesperadamente, foi derrotado por 1-0 pela Grécia.

Factos do País de Gales nos Europeus

Esta será a primeira meia-final de Gales numa grande competição. Com efeito, esta é a primeira meia-final em qualquer prova da UEFA ou da FIFA, em qualquer escalão, masculino ou feminino.

O País de Gales ultrapassou já. pois, o seu anterior melhor registo, uma presença nos quartos-de-final, alcançado na única ocasião em que disputou uma fase final, no Mundial de 1958 – onde foi eliminado por 1-0 pelo futuro vencedor, o Brasil.

O melhor desempenho de Gales num EURO foi em 1976, quando foi afastado por um total de 3-1 com a Jugoslávia nos quartos-de-final. Perdeu 2-0 na primeira mão e empatou 1-1 em Cardiff.

Até agora, a única formação galesa que disputou uma meia-final europeia foi o Cardiff City, na edição de 1967/68 da Taça dos Clubes Vencedores das Taças, onde seria afastado por um total de 4-3 pelo Hamburgo.

Gareth Bale marcou sete do 11 golos de Gales na qualificação para o UEFA EURO 2016. A eles juntou ainda duas assistências, pelo que esteve envolvido em 82% dos tentos da sua equipa. Com três golos e uma assistência averbados até agora em França, está a ser agora um pouco menos eficaz - esteve envolvido em apenas 40% dos dez golos dos "dragões" nesta fase final.

Este será o primeiro jogo que uma formação galesa - clube ou selecção - vai disputar um jogo oficial em Lyon.

Jogaram juntos

Cristiano Ronaldo e Pepe com Gareth Bale (Real Madrid, 2013–)

Éder com Ashley Williams e Neil Taylor (Swansea City, 2015)

Curiosidades

Ronaldo, Bale e Pepe venceram a UEFA Champions League juntos pela segunda vez pelo Real Madrid esta temporada, depois de terem erguido o troféu também em 2013/14.

Ronaldo marcou duas vezes nos dois últimos jogos que disputou em Lyon - no triunfo por 2-0 do Real Madrid na visita ao Olympique Lyonnais, na fase de grupos da UEFA Champions League, em Novembro de 2011, e no recente empate 3-3 com a Hungria, na fase de grupos.

Ronaldo não venceu – nem marcou – nos primeiros quatro jogos que disputou em Lyon (dois empates pelo Manchester United e uma derrota em empate pelo Real Madrid), antes do primeiro triunfo na cidade, em 2011.

Um dos guarda-redes de Portugal, Anthony Lopes, milita no Lyon.

Desempate por grandes penalidades

Portugal participou em quatro desempates por penalties em fases finais, vencendo três e perdendo um; no último deles afastou a Polónia, nos quartos-de-final, em Marselha, a 30 de Junho. No UEFA EURO 2012 foi eliminado pela Espanha nas meias-finais depois de um nulo, tendo ganho os anteriores ante a Inglaterra, no Mundial 2006 e no UEFA EURO 2004.

Nenhuma selecção conseguiu, até hoje, vencer dois desempates por pontapés da marca de grande penalidade em encontros consecutivos em fases finais do EURO; ao perder com Portugal nos quartos-de-final, a Polónia tornou-se na terceira selecção a perder um desses desempates depois de ganhar outro.

Gales nunca participou num desempate por pontapés da marca de grande penalidade.

Confira aqui tudo sobre a competição.

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?