A fan zone no Parque de Santa Catarina, no Funchal, está equipada e a postos para receber os apoiantes da seleção nacional de futebol, que hoje defronta a França na final do Euro 2016, mas para já encontra-se vazia.
Segundo a agência Lusa constatou, até às 15:00 circulavam ali poucos mais do que os dinamizadores dos seis pontos de venda de bebidas e petiscos e alguns turistas de passagem.
O Parque de Santa Catarina é um dos principais jardins públicos do Funchal e foi transformado em fan zone apenas para o jogo da final, pois, antes, esta funcionou no Largo da Restauração, na baixa da cidade.
A área, no entanto, revelou-se cada vez mais pequena à medida que decorriam os jogos e a seleção portuguesa progredia rumo à final, pelo que a Câmara Municipal do Funchal e a empresa Diário de Notícias da Madeira, responsáveis pela organização, optaram por transferi-la para o emblemático Parque de Santa Catarina.
Milhares de pessoas são ali esperados para assistir ao jogo entre Portugal e França, mas por agora vários fatores contribuam para pouco movimento na fan zona, como por exemplo, o facto de estar um dia pleno de sol, com a temperatura a rondar os 27 graus, o que encaminhou muita gente para as praias.
Há, por outro lado, festividades a decorrer em vários pontos da ilha, como o Festival Regional de Folclore 24 horas a Bailar, em Santana, na zona norte, o Festival do Atum, do Gaiado e do Marisco, na freguesia do Caniçal, na zona leste, e a Festa da Cereja, na freguesia do Jardim da Serra, na zona oeste.
Assim, na fan zone do Funchal, organizada sob o lema "O Europeu na Cidade", o que se ouve para já é música, chamando a atenção dos transeuntes para as emoções que ali vão ser vividas no decurso do jogo da seleção nacional, cujo capitão Cristiano Ronaldo é natural da Madeira.
Portugal e França disputam a final do Euro2016 a partir das 21:00 locais (20:00 em Lisboa), no Stade de France, em Saint-Denis, arredores de Paris.