A imprensa venezuelana destaca hoje a vitória da seleção portuguesa no campeonato europeu de futebol, com títulos como: "Portugal levantou o seu primeiro grande título europeu".
"A alegria de Éder, o seu golo, serviu para que Portugal levasse o seu primeiro título", diz o diário Correo del Caroni.
O jornal destaca ainda que "Portugal escreveu, finalmente, o seu nome na história do futebol ao vencer a França por 1-0" e que a final do campeonato foi decidia no prolongamento, com um golo de Éder e governada pelo drama, a emoção e a lesão de Cristiano Ronaldo, que deixou o campo em lágrimas, na primeira parte, devido a uma lesão.
"Portugal levantou-se com a sua primeira 'Eurocopa' [campeonato da Europa]", diz o diário El Siglo, que atribui a vitória a "um protagonista inesperado", Éder.
A vitória lusa é também notícia na página 'web' da "Vinotinto", uma equipa de futebol da Venezuela, que destaca que "Portugal sagrou-se, pela primeira vez, campeão da Europa".
"A final do campeonato não foi decidida pelo português Cristiano Ronaldo, que ficou fora da partida, entre lágrimas, ao minuto 25, nem pelo francês Antoine Griezmann, mas pelo luso Éder, que entrou para a história do seu país com um golo decisivo no prolongamento", lê-se no texto.
"Histórico! Portugal derrotou por 1-0 a França e ganhou pela primeira vez o campeonato da Europa", diz o diário Panorama, explicando que a seleção portuguesa protagonizou "uma das maiores surpresas da história do futebol".
Segundo o canal desportivo Meridiano Televisión, "Éder deu a 'Eurocopa' a Portugal com um golaço": quando "se pensava que a final do campeonato seria decidida por penáltis apareceu uma genialidade, Éder, para romper com o empate (0-0) que reinava num jogo decisivo".
Esta estação de televisão aproveitou a vitória de Portugal para saudar, ao longo da emissão, a comunidade portuguesa radicada na Venezuela, destacando que os imigrantes portugueses são honrados e trabalhadores e têm contribuído para o desenvolvimento local.
O El Universal diz que Éder foi um herói anónimo e o jornal Líder en Deportes destaca que Cristiano Ronaldo disse a Éder que tinha de marcar golo.