O Benfica foi uma das equipas hoje vencedoras na primeira mão dos 16 avos-de-final da Taça UEFA em futebol, ronda em que as honras principais vão para as vitórias confortáveis de Werder Bremen e Paris Saint-Germain.
Na Luz, o Benfica não jogou bem mas acabou por ser francamente superior ao Dínamo de Bucareste, pelo que o 1-0 final, que leva de vantagem para o jogo na Roménia, acaba por ser escasso.
O italiano Miccoli, a um minuto do fim, inaugurou finalmente o marcador, isto depois de um remate à barra de Simão Sabrosa, em livre directo (69 minutos).
A ronda de hoje saldou-se por quatro empates, quatro vitórias tangenciais e apenas duas com clareza - os 2-0 dos franceses do PSG em Atenas, ao AEK, e os 3-0 dos alemães do Werder Bremen em casa, ante o Ajax de Amesterdão.
Em Atenas, Pauleta foi suplente não utilizado, com a equipa de Paris a apresentar uma linha assumidamente defensiva, mas que acabou por dar frutos, ainda que com alguma sorte pelo meio.
Traoré, aos 46+ minutos, e Mendy, aos 87, marcaram os golos da equipa parisiense, que está ''com um pé'' nos oitavos-de-final, tendo apenas de gerir bem a vantagem no seu terreno.
Landreau, na baliza do PSG, brilhou mas contou com a ajuda dos postes, enquanto os seus parceiros da linha ofensiva resolveram, em contra-ataques.
Em Bremen, Hugo Almeida entrou para os últimos 16 minutos do vice-líder germânico, a render Hunt, já quando havia 3-0, e ainda teve tempo para um remate ao poste.
Per Mertesacker, aos 48, Naldo, aos 54, e Torsten Frings, aos 71, marcaram os tentos do que poderia ter sido uma humilhação histórica para o ''gigante'' holandês, caso entrassem os remates de Diego e Hugo Almeida que a ''madeira'' devolveu.
Boa conta de si, também, deu o Espanhol de Barcelona (sem César Peixoto), que ganhou por 2-1 na Itália, ao Livorno, em jogo disputado à porta fechada, pelo facto de o estádio não respeitar as normas de segurança adoptadas pelo do governo italiano, na sequência dos incidentes do Catânia-Palermo dos quais resultou a morte de um policia.
O Bayer Leverkusen (Alemanha) recebeu em bateu o Blackburn (Inglaterra), por 3-2, e o Hapoel Telavive impôs-se por 2-1 ao Glasgow Rangers.
Tudo por resolver nos outros quatro jogos, que fecharam com empates: 0-0 no CSKA Moscovo-Maccabi Haifa (Israel) e no Bordéus (França)-Osasuna (Espanha), 1-1 no Shaktar Donetsk (Ucrania)-Nancy (França) e 3-3 no Fenerbahce (Turquia)-Az Alkmaar (Holanda).
A primeira mão dos 16 avos de final fica completada quinta- feira com mais cinco jogos, entre os quais o Sporting de Braga-Parma, a equipa italiana em que alinha Fernando Couto.
Spartak Moscovo-Celta (Espanha), Steaua Bucareste-FC Sevilha (Espanha), Waregem (Bélgica)-Newcastle (Inglaterra) e Lens (França)- Panathinaikos (Grécia) são os outros jogos do dia, tendo ficado isentos os ingleses do Tottenham.
LUSA