O parlamento dos Açores aprovou hoje, por unanimidade e aclamação, um voto de saudação pela conquista do título de campeão europeu pela seleção nacional de futebol, considerando que deve ser exemplo de “união, companheirismo e determinação”.
O voto, apresentado pela presidente da Assembleia Legislativa Regional, Ana Luís, no início dos trabalhos do plenário de julho, que decorre na Horta, ilha do Faial, refere que desde 1966 Portugal “procurava o seu lugar na história do desporto-rei” e “encontrou-o numa vitória que é fruto da união, da dedicação, do crer, mas sobretudo da vontade em demonstrar as qualidades” do povo.
“Os açorianos apoiaram, desde o início, esta seleção acreditando na qualidade dos seus jogadores e na determinação do seu selecionador, estando orgulhosos por ver um filho da nossa terra ser Campeão Europeu de Futebol, Eliseu Pereira dos Santos (natural da ilha Terceira)”, acrescenta o documento, subscrito pelos líderes parlamentares dos seis partidos com assento na assembleia (PS, PSD, CDS-PP, BE, PCP e PPM).
Para o parlamento açoriano, “o sucesso desta equipa deve ser encarado como um exemplo de união, companheirismo e determinação, valores que devem prevalecer nas gerações vindouras.
“Milhares de portugueses entoaram o Hino Nacional, receberam de forma festiva os nossos campeões, deram um exemplo de civismo extraordinário, contribuindo, desta forma, para uma conquista que é de todos e dando ainda mais brilho e cor a este momento da nossa História”, adianta o voto de saudação.
Para os deputados, “o apoio demonstrado por todos os países que falam a língua portuguesa e pelas comunidades de emigrantes, espalhadas pelo mundo, reforçou a consciência de uma nação grandiosa e da resiliência do seu povo”.
O voto de saudação aponta, ainda, outras conquistas desportivas nacionais no fim-de-semana.
“Portugal escreveu a ouro, prata e bronze o seu nome na história do desporto, sagrando-se campeão e vice-campeão em diferentes modalidades do atletismo”, lê-se na iniciativa, considerando que “a cereja no topo do bolo foi colocada pela seleção portuguesa de futebol” ao vencer o Euro2016.
Do voto que, após aprovação, recebeu aplausos de todos os deputados, vai ser dado conhecimento aos presidente da República e da Assembleia da República, ao primeiro-ministro, à Federação Portuguesa de Futebol, a toda a equipa técnica, bem como a todos os jogadores da Seleção Nacional.
No domingo, Portugal conquistou o título de campeão europeu ao ganhar a França por 1-0 na final disputada em Paris.