O Sporting de Braga imitou hoje o Benfica e impôs-se aos italianos do Parma por margem tangencial (1-0), graças ao golo tardio marcado por Zé Carlos, num dia sem surpresas nos 16 avos-de-final da Taça UEFA em futebol.
Em Braga, o brasileiro resolveu o jogo da primeira mão com um tento marcado aos 81 minutos, reeditando a proeza do italiano Miccoli, que na véspera tinha oferecido o triunfo (1-0) ao Benfica na recepção ao Dínamo de Bucareste, também com um golo ''fora de horas'' (89).
Os minhotos, que no acesso à fase de grupos já tinham afastado uma equipa transalpina - o Chievo Verona -, conquistaram uma preciosa vantagem para a segunda mão, sobre a qual ainda é incerto se será disputada à porta fechada, devido à interdição imposta pela federação local.
Quem continua à espera do desfecho da eliminatória entre lusos e italianos são os ingleses do Tottenham (onde alinha o português Ricardo Rocha), qualificados antecipadamente para os ''oitavos'' graças à expulsão dos holandeses do Feyenoord.
Numa ronda pouco favorável aos clubes romenos, o Steaua de Bucareste conheceu hoje, frente aos espanhóis do FC Sevilha, o mesmo destino do rival Dínamo no dia anterior, no Estádio da Luz: perdeu, mas por margem mais comprometedora (2-0) e no seu próprio recinto.
Outra equipa espanhola que hoje entrou em acção, o Celta de Vigo, não foi tão categórica na deslocação a Moscovo, mas o empate 1-1 com o Spartak abre boas perspectivas para o embate da segunda mão, na Corunha, agendado 22 de Fevereiro.
O Lens deu um passo importante rumo à próxima ronda, ao impor- se em França aos gregos do Panathinaikos, por 3-1, o mesmo resultado conseguido pelos ingleses do Blackburn na Bélgica, no estádio do Zulte- Waregem.
LUSA