A chefe da missão portuguesa aos Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), Filipa Godinho, elogiou hoje as condições a boa organização das competições, que decorrem na ilha do Sal, em Cabo Verde. "Não temos qualquer razão de queixa", disse a responsável à agência Lusa, destacando a hospitalidade, o alojamento e a alimentação.
Relativamente aos espaços desportivos, Filipa Godinho disse que também não têm qualquer problema e que os cabo-verdianos "trabalharam bastante" nas últimas semanas para conseguir acolher todas comitivas da melhor forma. "Agora é usufruir desta competição e sobretudo do ambiente que os jovens têm oportunidade de viver aqui durante os Jogos da CPLP", prosseguiu.
Portugal enviou uma delegação de 116 elementos para os Jogos da CPLP, dos quais 80 atletas. Os Jogos contam com a presença de cerca de 500 jovens atletas, que estão a competir nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.
O evento é destinado a atletas sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas sub-20.
As competições ocorrem nos dois principais centros da ilha do Sal, em Espargos e Santa Maria, mas Filipa Godinho disse que a distância, cerca de 15 minutos de carro, não constitui um problema. "Já sabemos que num evento multidesportivo temos sempre essa questão de alguma distância entre as infraestruturas desportivas. É impossível assim não o ser", salientou.
Enquanto o futebol, atletismo, andebol e basquetebol acontecem em Espargos, o taekwondo, o voleibol de praia e a natação são disputados em Santa Maria. "Mas ainda assim conseguiram conjugar bem as coisas. Conseguimos fazer perfeitamente uma gestão dos oficiais e da equipa para acompanhar os nossos atletas ao máximo", referiu a chefe da missão portuguesa.
Filipe Godinho disse que já falou com alguns atletas e todos afirmam que estão a adorar a participação nos jogos da CPLP. "Para alguns é a primeira vez que estão a ter uma experiência internacional e num evento multidesportivo e, para eles, isto é uma experiência inesquecível e que vai ficar marcado na carreira deles", salientou a responsável.
A chefe de missão destacou também a convivência entre atletas de vários países e disse que a nível desportivo está a correr muito bem para Portugal, que nos dois primeiros dias de competição conquistou 23 medalhas, sendo 15 de ouro e oito de prata.