A UEFA validou hoje as três candidaturas à presidência do organismo, cujas eleições decorrem em 14 de setembro em Atenas, entre o esloveno Aleksander Ceferin, o holandês Michael van Praag e o espanhol Ángel María Villar.
A data limite de apresentação de candidaturas foi quarta-feira: os três candidatos são presidentes das federações dos respetivos países.
Ángel María Villar, 66 anos, e que dirige a federação espanhola desde 1988, é presidente interino da UEFA na sequência da suspensão provisória do francês Michel Platini, decretada pela FIFA e confirmada posteriormente pelo Tribunal Arbitral do Desporto (TAS).
Villar, que testemunhou a favor de Platini diante do Tribunal Arbitral do Desporto (TAS), é um dos vice-presidentes da UEFA desde 2000 e preside a Comissão de Árbitros e, como substituto, a Comissão do Estatuto, Transferências, Agentes de Jogadores e Jogos.
Michael van Praag, 68 anos, é vice-presidente da UEFA e membro do seu Comité Executivo.
Jurista de 48 anos, Aleksander Ceferin é o ‘patrão’ do futebol esloveno desde 2011 e, ao contrário dos outros concorrentes, não desempenha qualquer função na UEFA.
O sucessor de Michael Platini, afastado na sequência de escândalo de corrupção na FIFA, vai ser escolhido em congresso eleitoral extraordinário.