Portugal conquistou a medalha de ouro no torneio de futebol nos jogos da CPLP, que terminaram hoje na ilha cabo-verdiana do Sal, após vencer Angola no desempate na marcação de grandes penalidades, tendo vencido ainda o quadro de medalhas.
Depois de um empate a uma bola no tempo regulamentar e no prolongamento, a seleção portuguesa foi mais feliz na marcação de grandes penalidades e venceu por 5-3.
Portugal conquistou assim a sua 22ª medalha de ouro e venceu os X Jogos da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), ao arrecadar 30 medalhas, sendo 22 de ouro e 8 de prata.
Os atletas portugueses conquistaram mais medalhas na modalidade de atletismo, com um total de 17, sendo 12 de ouro e cinco de prata, quarto medalhas na modalidade de natação, duas de ouro e duas de prata, e quatro também no taekwondo, todas de ouro.
Portugal venceu ainda duas medalhas de ouro no voleibol de praia, com uma no masculino e outra no feminino, uma de ouro no andebol masculino e uma de prata no basquetebol feminino.
O segundo país no quadro geral de medalhas foi Moçambique, com um total de 15 de ouro, 11 de prata e oito de bronze, seguido de Angola, com três de ouro, sete de prata e 15 de bronze.
Cabo Verde segue com três medalhas de ouro conquistadas no atletismo paralímpico, mais duas de prata e sete de bronze.
São Tomé e Príncipe arrebatou cinco medalhas de prata e duas de bronze, enquanto o Brasil levou para casa duas medalhas, uma de prata e outra de bronze.
Timor-Leste não conquistou qualquer medalha nos jogos da CPLP, que não contaram com a presença da Guiné-Bissau e Guiné Equatorial.
Os Jogos da CPLP, que foram realizados em Espargos e em Santa Maria, na ilha cabo-verdiana do Sal, contaram com a presença de cerca de 500 atletas, que competiram nas modalidades de futebol, atletismo, andebol, taekwondo, basquetebol, natação e voleibol de praia.
Os Jogos são destinados a atletas de ambos os sexos dos sub-16, exceto a natação e o atletismo paralímpico em que podem participar atletas dos sub-20.
Os próximos jogos serão realizados em São Tomé e Príncipe, em 2018.