O Benfica defronta quinta-feira o Dínamo de Bucareste, na Roménia, em jogo da segunda mão dos 16/avos-de- final da Taça UEFA em futebol, depois de no primeiro encontro, em Lisboa, ter vencido por 1-0.
Motivados pela vitória (2-0) na Liga portuguesa frente ao Nacional da Madeira, os ''encarnados'' vão tentar no ''inferno'' do estádio do Dínamo manter a vantagem trazida da Luz, onde o italiano Fabrizio Miccoli foi o herói da partida, e seguir para os oitavos-de- final da prova.
Caso sigam em frente, os ''encarnados'' vão encontrar o Paris Saint-Germain, de Pauleta, ou o AEK de Atenas, antiga equipa do treinador benfiquista, Fernando Santos.
Na capital romena, o Benfica tem a história a seu favor, já que, quando as duas equipas se defrontaram na edição de 1999/2000 da Taça UEFA, a formação lisboeta venceu o Dínamo de Bucareste por 2-0, na altura com golos de Maniche e Chano, com Nuno Gomes a ser o único jogador ''encarnado'' repetente da eliminatória.
Apesar da derrota no Estádio da Luz, o Dínamo Bucareste, que lidera o campeonato romeno com 13 pontos de vantagem sobre o vizinho e rival Steaua, continua a ser uma das grandes surpresas da actual edição da Taça UEFA, onde já conta com vitórias sobre Besiktas e Bayer Leverkusen, sempre com a ajuda do avançado Claudiu Niculescu, melhor marcador da prova com oito golos.
Por seu turno, o Sporting de Braga, agora sob o comando interino de Jorge Costa após o afastamento de Rogério Gonçalves, viaja para Itália também com a vantagem de 1-0 na bagagem e com o objectivo de continuar a sonhar com uma presença nos ''oitavos'', a segunda na sua história, depois do feito de 1997/98, então sob o comando do espanhol Fernando Castro Santos.
Frente ao Parma, onde actua o defesa veterano português Fernando Couto, os ''arsenalistas'' vão tentar completar o feito de eliminar da Taça UEFA uma segunda equipa italiana na mesma época, depois de já terem deixado de fora o Chievo, na eliminatória anterior à fase de grupos da prova (vitória em Braga por 2-0, derrota por 2-1 em Verona).
Caso a equipa bracarense ultrapasse a formação de Claudio Ranieri, penúltima classificada da liga italiana, encontrará os ingleses do Tottenham, que beneficiaram da desqualificação dos holandeses do Feyenoord, devido ao mau comportamento dos seus adeptos.
Com um pé na próxima ronda está o ''renascido'' Paris Saint- Germain de Paul Le Guen, que recebe no Parque dos Príncipes o AEK de Atenas com uma vantagem de dois golos proveniente da capital grega.
O Werder Bremen, onde actuam o português Hugo Almeida e o brasileiro Diego, ambos antigos jogadores do FC Porto, desloca-se a Amesterdão, para defrontar o Ajax, com uma vantagem de três golos trazida da Alemanha.
Tabém o Sevilha, vencedor da competição no ano passado, não deverá ter problemas em alcançar os ''oitavos'', ao receber no Sanchez Pizjuan o Steaua de Bucareste com uma vantagem confortável de dois golos conseguida na capital romena.
LUSA