loading

José Mourinho sem pressão para levar Chelsea ao título europeu

José Mourinho garantiu hoje que vive sem a pressão de levar o milionário Chelsea à vitória na Liga dos Campeões de futebol e perspectivou dificuldades nos oitavos-de-final com o FC Porto, cuja primeira mão se disputa quarta-feira.

''Senti mais pressão quando era treinador do FC Porto do que agora. Ainda não tinha chegado lá e agora cheguei. Aspirava a ser um dos melhores do mundo e já sou. Se não voltar a ganhar a Liga dos Campeões, ninguém vai a minha casa levar a medalha. Não sinto pressão absolutamente nenhuma. Mas sinto que somos uma boa equipa e temos hipóteses'', vincou, em véspera do jogo no Estádio do Dragão.

Questionado sobre a alegada obrigatoriedade de conquistar a Liga dos Campeões para continuar a liderar o projecto, o técnico português foi contundente: ''não somos crianças ou estúpidos, mas maduros. E sabemos que é uma competição muito difícil de vencer.

Muitos grandes treinadores nunca ganharam e eu já o fiz''.

''Já me sinto privilegiado, grato, feliz e orgulhoso por conquistar esta competição. Vou fazer tudo o que está ao meu alcance para repetir, mas, se não ganhar, não é frustração nem pressão. Sou mais tranquilo hoje do que quando andava atrás do estatuto que atingi'', acrescentou.

Para chegar ao título, o Chelsea tem de começar por afastar ao FC Porto, que quarta-feira joga em casa, num desafio cuja importância relativizou.

''Sinto-me protegido pelo facto de jogar a segunda partida em casa, onde Chelsea é muito forte e ganha. Em três épocas, só uma equipa lá venceu [Barcelona], mas jogámos mais de uma hora com 10 jogadores'', justificou.

Mourinho desvalorizou as palavras de confiança de Jesualdo Ferreira: ''quem tem boca e língua pode dizer o que quiser. Ele pode dizer o que quiser. O melhor é falarmos no fim. Toda a gente quer ganhar. Temos que ser pouco emocionais e muito pragmáticos, já que este é um jogo de 180 minutos e não de 90. Tenho é de ganhar a eliminatória e não o jogo''.

''O Chelsea defende bem e não sofre muitos golos e ao longo da época só não marcámos em três jogos - visita ao Werder Bremen na Liga dos Campeões e em Inglaterra com o Aston Villa e Liverpool - o que mostra que somos uma equipa de equilíbrios e que viemos aqui para conseguir um bom resultado'', vincou.

José Mourinho diz que boa parte das 16 equipas ainda em prova investiram muito e têm legitimas aspirações a conquistar o título, mas escusou-se a dizer se engloba do FC Porto nesse lote: ''há três anos ninguém acreditava, em Fevereiro, que o FC Porto poderia ser campeão da Europa e foi. Neste momento poucos apostarão no Porto, mas eles acreditam e têm esse direito''.

''O FC Porto é uma boa equipa, difícil e equilibrada. É organizada e tem bons jogadores. Joga com muita confiança'', prosseguiu Mourinho, feliz por ''estar de volta ao país e ao clube anterior''.

O técnico que levou os ''dragões'' ao triunfo na Liga dos Campeões de 2003/04 disse ainda esperar um FC Porto a alinhar com três avançados (4x3x3) e considerou ser pouco provável que Jesualdo Ferreira ''faça grandes inovações num jogo tão importante como este''.

Quanto à recepção dos adeptos, foi claro: ''que o façam da forma como acham que mereço ser recebido. Como profissional, devo estar preparado para tudo, mas há muita gente que não esquece os dois anos que passámos juntos neste clube. Uma minoria de pessoas com dificuldades em perceber que eu quisesse sair de Portugal e ir para um pais e realidade desportiva diferentes, experiência nova de vida... essas, se calhar, vão receber-me mal''.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?