loading

LC: FC Porto empata com Chelsea, Deco marca, mas Barcelona perde

O FC Porto empatou hoje 1-1 com o Chelsea, numa ronda da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões em que o golo de Deco foi insuficiente para evitar a derrota do FC Barcelona, detentor do troféu.

LC: FC Porto empata com Chelsea, Deco marca, mas Barcelona perde
Futebol 365

A igualdade consentida no Estádio do Dragão ante a equipa treinada por José Mourinho, colocou o FC Porto na contingência de, pelo menos, marcar em Londres para continuar na prova, enquanto o Barcelona está obrigado a vencer em Liverpool para anular a derrota (2- 1) sofrida hoje em Espanha.

O campeão português adiantou-se aos 12 minutos, através de um remate de fora da área do médio Raul Meireles, numa altura em que o Chelsea actuava com menos um jogador, pois o defesa John Terry estava a receber assistência fora do terreno de jogo, acabando mesmo por ser substituído por Arjen Robben, devido a lesão.

O avançado holandês revelou-se determinante no empate do bicampeão inglês, estabelecido quatro minutos depois, ao assistir o ucraniano Andrey Shevchenko - ''debaixo de fogo'', devido à escassez de golos -, que se internou na área portuense e concluiu com êxito.

O defesa português Ricardo Carvalho foi totalista no regresso ao Estádio do Dragão, num encontro em que o FC Porto foi incapaz de reeditar o triunfo sobre o Chelsea obtido há dois anos (2-1) e ficou em posição mais fragilizada no duelo com o ''colosso'' britânico, pois o ''nulo'' em Inglaterra coloca os londrinos nos ''quartos''.

Atendendo à supremacia dos ''bules'' nos jogos disputados em casa, José Mourinho ficou com boas perspectivas para seguir para os quartos-de-final e continuar a perseguir um título que já conquistou na época 2003/04, quando treinava o FC Porto.

O Barcelona, pelo contrário, colocou em xeque a continuidade na Liga ''milionária'' e mantém-se sem conseguir vencer na recepção ao Liverpool, apesar de Deco ter inaugurado o marcador aos 14 minutos para o campeão espanhol e europeu, apontando o primeiro golo sofrido pelos ingleses em Nou Camp nas provas continentais.

O Liverpool fez questão de manter a tradição e deu a volta ao resultado com tentos de Bellamy (43 minutos) e John Arne Riise (74), não obstante uma derradeira iniciativa de Deco, que acertou no poste da baliza britânica aos 87, na marcação de um livre directo.

O encontro opôs os dois últimos vencedores da prova - o Liverpool sagrou-se campeão em 2005 -, mas a derrota do Barcelona constituiu a maior surpresa da ronda e acentuou os indícios de crise na equipa catalã, que não perdia em casa há quase quatro anos, após 17 jogos europeus.

O médio luso Luís Figo também teve influência no golo inaugural do Inter de Milão na recepção ao Valência, ao marcar o livre que Ibrahimovic desviou para o remate certeiro do argentino Cambiasso, mas o campeão italiano cedeu o empate 2-2 nos instantes finais.

Miguel foi totalista na defesa espanhola e o médio Hugo Viana entrou em campo aos 76 minutos, mas foi o avançado Silva que fixou o resultado aos 86, já depois do colega David Villa (64) e do ''italiano'' Maicon (76) também terem feito o ''gosto ao pé''.

O Lyon, pentacampeão francês, obteve um precioso empate 0-0 em Roma, num encontro em que o médio português Tiago actuou durante os 90 minutos, confirmando estar completamente recuperado da lesão sofrida durante o particular entre as selecções de Portugal e Brasil.

Terça-feira, o Real Madrid impôs-se em casa por 3-2 ao Bayern de Munique, no jogo grande do primeiro dia dos ''oitavos''. Manchester United e PSV Eindhoven impuseram-se por 1-0, respectivamente, a Lille e Arsenal, enquanto Celtic e AC Milão não foram além do ''nulo''.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?