loading

Bwin Liga: FC Porto com viagem tradicionalmente difícil a Aveiro

O FC Porto, líder isolado da Liga de futebol, tem domingo uma tradicionalmente difícil deslocação a Aveiro para defrontar o Beira-Mar, numa 19ª jornada em que Benfica e Sporting são favoritos nos seus embates caseiros.

Os ''dragões'', campeões nacionais em título, sentem normalmente grandes dificuldades em Aveiro, isto apesar de na última vez em que actuaram no reduto dos aveirenses, época 2004/05, terem saído vencedores por 1-0.

Esta vitória do FC Porto em Aveiro colocou um fim numa série de três épocas consecutivas em que saiu sem vencer, com empate 0-0 (em 2003/04), nova igualdade 1-1 (2002/03) e derrota por 2-0 (2001/02).

Motivados com a goleada (4-0) na recepção à Naval 1º de Maio na última ronda e com o ganhar de mais algum terreno para o segundo classificado, agora o Benfica, os portistas surgem em Aveiro desejosos de manter um ciclo de vitórias que lhes permita revalidar o título.

Apesar de ter cedido quarta-feira no Dragão um empate (1-1) ao Chelsea, em jogo da primeira mão dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões, o FC Porto acabou por protagonizar uma exibição agradável e que deixa boas perspectivas para a segunda mão, podendo o desgaste físico jogar contra na deslocação a Aveiro.

Apesar da posição incómoda na pauta classificativa, o Beira- Mar, agora orientado pelo espanhol Francisco Soler, também se apresenta em alta após uma série de três jogos sem perder, com empates nos redutos do Desportivo das Aves, ''lanterna vermelha'' da prova, e Estrela da Amadora e vitória na recepção à União de Leiria.

Motivado com as duas vitórias consecutivas, uma para a Liga no sempre difícil reduto do Nacional da Madeira e outra para a Taça UEFA na recepção aos romenos do Dínamo Bucareste, e com a recuperação do segundo lugar, o Benfica é claro favorito a vencer na recepção, segunda-feira, ao Paços de Ferreira.

O conjunto de Fernando Santos, que não vai contar com o médio Rui Costa, novamente a contas com uma lesão muscular, apresenta ainda uma invejável série de nove jogos sem perder para a Liga, em que somou apenas dois empates.

Pela frente, os ''encarnados'' terão um Paços de Ferreira igualmente em alta - a equipa ocupa uma excelente sexta posição e está claramente na luta pela UEFA -, principalmente depois de ter ''arrancado'' o empate na última ronda, recepção ao Sporting, além de já ter imposto um empate (1-1) ao Benfica na primeira volta.

Depois de ter deixado dois pontos em Paços de Ferreira, o que lhe fez entregar o segundo lugar ao Benfica, o Sporting tem uma excelente oportunidade para regressar às vitórias, sexta-feira, na recepção ao Desportivo das Aves.

A equipa avense vem de um ciclo bastante negativo - quatro derrotas e apenas dois empates nos últimos seis jogos -, pelo que não se antevêem dificuldades para os ''leões'', que deverão amealhar com facilidade os três pontos em disputa.

Na luta pela Europa, o principal embate realiza-se segunda- feira na Madeira, quando o irregular Marítimo - não vence há cinco jornadas -, sétimo classificado, receber a União de Leiria, posicionada num excelente quarto lugar que vem de um moralizador triunfo sobre o Sporting de Braga.

Outro embate entre formações que podem vir a ter aspirações europeias disputa-se na Figueira da Foz, com a Naval, que está a realizar uma temporada a cima das expectativas, a receber o Belenenses, conjunto que foi surpreendido em casa na última ronda pela Académica.

Enquanto Aves e Beira-Mar defrontam dois candidatos ao título, o Vitória de Setúbal tentará aproveitar a mais que provável perda de pontos dos seus dois rivais na luta pela permanência para tentar amealhar mais alguns pontos e ganhar avanço numa complicada recepção ao candidato europeu Nacional.

Em Braga, o Sporting local, agora com o técnico Jorge Costa, vai tentar apagar a recente derrota sofrida nos descontos em Leiria e somar os três pontos, perante um Estrela da Amadora que continua em alta e está já há nove jornadas sem perder.

No sábado, a Académica, que voltou a distanciar-se das equipas em situação aflitiva na pauta classificativa, recebe um irregular Boavista, conjunto que está há seis jornadas sem perder, mas que empatou os seus últimos cinco compromissos, dois dos quais frente a Sporting e Benfica.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?