loading

Bwin Liga: Sporting empata a zero frente ao Desp. Aves

O Sporting protagonizou hoje uma das mais descoloridas exibições da época e falhou o ''assalto'' ao segundo lugar da Liga portuguesa de futebol, ao empatar 0-0 na recepção ao Desportivo das Aves, último classificado, na abertura da 19ª jornada.

Bwin Liga: Sporting empata a zero frente ao Desp. Aves

O clube lisboeta foi incapaz de marcar um golo legal (o brasileiro Liedson viu dois serem bem anulados) a uma equipa que ainda não ganhou fora de casa para o campeonato e, dessa forma, recuperar a vice-liderança, perdida para o Benfica há uma semana.

O Sporting ficou em igualdade pontual com os ''encarnados'', mas desvantagem no confronto directo, e a quatro pontos do líder FC Porto, mas tanto o rival lisboeta como o campeão podem ''descolar'', caso se imponham a Beira-Mar e Paços de Ferreira, respectivamente.

Apesar de moralizador, o primeiro empate conquistado no Estádio de Alvalade de pouco serve ao Desportivo das Aves - continua na última posição, sem ganhar há quase três meses, desde 03 de Dezembro -, mas a crise parece também ter-se abatido sobre os ''leões'', que venceram apenas um dos últimos cinco jogos para a Liga.

Sem poder contar com o central Tonel (suspenso), o treinador Paulo Bento devolveu Miguel Veloso ao seu posto de formação, no eixo da defesa ''leonina'', e atribuiu ao regressado Custódio a tarefa de zelar pelo delicado equilíbrio do meio-campo, função desempenhada por Veloso em Paços de Ferreira.

Uma única alteração em relação à equipa apresentada na ronda anterior, cujo empate 1-1 custou ao Sporting a vice-liderança da Liga, deu nota da confiança depositada por Paulo Bento no ''onze'' que hoje alinhou em Alvalade, mas os jogadores não justificaram os motivos de tão inabalável crença do seu técnico.

Os primeiros assobios de contestação chegaram aos 20 minutos, mas o descontentamento dos adeptos do Sporting foi substituído pela inquietação pouco depois, aos 26, quando o forasteiro Artur Futre finalizou sobre a barra a melhor ocasião de golo da primeira parte.

Antes, Leandro testou a atenção de Ricardo na baliza anfitriã e João Moutinho correspondeu com um remate inócuo à defesa incompleta de Nuno e a emoção só regressou a Alvalade perto do intervalo, quando Liedson viu um golo bem invalidado, por falta de Custódio sobre o guardião visitante.

Dois lances perigosos a abrir a segunda parte - remate de Nani ao lado da baliza e desvio de cabeça de Bueno, a testar os reflexos de Nuno, que evitou o golo inaugural - perspectivaram uma equipa do Sporting mais inspirada, mas o ânimo ''leonino'' decaiu com o aproximar do apito final.

Aos 68 minutos, Liedson ''bisou'' em golos anulados, desta vez por fora-de-jogo, na sequência da confusão gerada após um dos inúmeros cantos que o Sporting dispôs e Bueno surgiu sem marcação no interior da área adversária aos 74, mas esbanjou a melhor jogada da equipa lisboeta com um remate desastrado.

Na fase final, um ''chapéu'' ousado de Artur Futre deixou os adeptos ''leoninos'' mergulhados num silêncio de estupefacção, mas já em período de compensação Nuno evitou que o remate do suplente Farnerud camuflasse a confrangedora falta de inspiração do Sporting.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?