O Sporting superou hoje a ‘inspiração' do guarda-redes do Marítimo Gottardi e entrou da melhor forma na I Liga portuguesa de futebol, ao vencer os insulares, por 2-0, em jogo da ronda inaugural, no Estádio José Alvalade.
O central uruguaio Coates (21 minutos) e o costa-riquenho Bryan Ruiz (60) fizeram os tentos do triunfo sportinguista no arranque do campeonato, num encontro no qual Gottardi ‘brilhou' na baliza do Marítimo e evitou que os ‘leões' alcançassem um resultado bem mais desnivelado.
Para a estreia no campeonato, que contou com mais de 40.000 espetadores nas bancadas, os ‘leões' surgiram sem alterações de maior no ‘onze' inicial, do qual fizeram parte os quatro campeões europeus, entre os quais João Mário, de quem se diz poder estar a caminho do Inter Milão e que foi muito aplaudido aquando da substituição, já em tempo de compensação.
Por outro lado, entre os reforços ‘verde e brancos', apenas Alan Ruiz mereceu a aposta de Jorge Jesus entre os titulares, ocupando o posto mais adiantado da equipa, que se viu privada do castigado Slimani.
Já o Marítimo surgiu com três novidades relativamente à época passada, tendo Gottardi, Jean Cleber e Fábio Cunha merecido a confiança do novo ‘timoneiro' maritimista, Paulo César Gusmão.
O Sporting entrou determinado a resolver cedo o encontro, mas não conseguia capitalizar o domínio exercido sobre o adversário, nomeadamente num remate de Alan Ruiz, ao qual Gottardi se opôs com dificuldade, e numa tentativa de remate falhada por João Mário, quando estava em boa posição.
Apesar do domínio ‘leonino', seriam os insulares a dispor de uma soberana ocasião para se adiantarem no marcador, à passagem do quarto de hora, quando Gevaro surgiu solto na esquerda, cruzou para Baba, mas Rui Patrício evitou um golo que parecia certo do senegalês.
Contudo, a resposta do Sporting surgiria pouco depois e em ‘forma' de golo: João Mário apontou um canto do lado direito e o uruguaio Coates apareceu, imponente, no ‘coração' da área, com um cabeceamento certeiro.
Enquanto o Marítimo se penitenciava pelo golo falhado momentos antes, o conjunto de Alvalade sentia-se cómodo no jogo e apenas ‘tremia' numa ou noutra rápida incursão dos madeirenses, que, a cinco minutos do intervalo, quase chegaram à igualdade, mas Ghazaryan fez o mais difícil e acertou na barra da baliza ‘leonina’.
Ao intervalo, Jorge Jesus, que já tinha mostrado alguns sinais de descontentamento com o desempenho de Jefferson no primeiro tempo, retirou o lateral esquerdo e lançou Bruno César, e os ‘leões' entraram de ‘rompante' na etapa complementar, criando inúmeras situações para dilatarem a vantagem.
João Mário, que juntamente com Adrien foi um dos melhores em campo, ia pecando apenas na hora da finalização, sendo que, no espaço de um minuto, surgiu sozinho dentro da área e falhou o alvo, antes de perder o duelo com Gottardi logo de seguida.
O guardião insular ia adiando como podia o segundo tento dos ‘verde e brancos', só que, já depois de nova intervenção decisiva a remate de Coates, pouco conseguiu fazer para evitar o golo de Bryan Ruiz, à hora de jogo.
Esta seria a ‘estocada' final do Sporting no adversário, que ainda tentou ensaiar algumas saídas em direção à baliza de Rui Patrício, mas sempre sem sucesso, o que levou os ‘leões' a gerirem a vantagem a seu bel-prazer, perante um Marítimo que deixou algumas boas indicações neste arranque de I Liga, ainda assim insuficientes para sair ‘incólume' de Alvalade.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.