loading

Bwin Liga: FC Porto goleou Beira Mar por 5-0

O líder FC Porto travou hoje a recuperação do Beira-Mar, ao impor no Municipal de Aveiro uma goleada por 5-0, numa partida morna da 19ª jornada da Liga de futebol, ''aquecida'' pelos golos, três dos quais em seis minutos.

Bwin Liga: FC Porto goleou Beira Mar por 5-0

A maior goleada do FC Porto na ''era'' Jesualdo Ferreira e da própria competição apenas foi construída na segunda parte - dado que ao intervalo só Lisandro Lopez tinha marcado -, com golos de Lucho Gonzalez, num lance precedido de fora-de-jogo, Raul Meireles, Alan e Adriano, este último de grande penalidade.

O campeão nacional aumentou provisoriamente para sete pontos a vantagem na liderança do campeonato sobre Sporting e Benfica, mas os ''encarnados'' apenas entram segunda-feira em acção, encerrando a ronda na recepção ao Paços de Ferreira.

O regresso de Cech, por troca com Fucile, foi a única alteração operada pelo treinador Jesualdo Ferreira no ''onze'' portista, em relação ao jogo de quarta-feira com os ingleses do Chelsea, para os oitavos-de-final da Liga dos Campeões, que terminou empatado 1-1.

No Beira-Mar, que vinha de três jogos consecutivos sem perder, o castigado Diakité, expulso no empate aveirense no reduto do Estrela da Amadora (2-2), cedeu o seu lugar na equipa a Leandro Makelele.

O FC Porto estendeu-se no relvado do Estádio Municipal de Aveiro no seu esquema táctico habitual - 4x3x3 -, contra o 4x4x2 do Beira-Mar, mas quase sempre lento e sem chama, salvo alguns rasgos individuais e mudanças de velocidade de Quaresma.

A formação da casa entrou bem no jogo e colocou os campeões nacionais de sobreaviso por Rui Lima, com um remate aos três minutos a ganhar canto e por Tininho, aos 11, com um pontapé às malhas da baliza de Helton.

Regressado à equipa depois de cumprir dois jogos de castigo na Liga, Quaresma, após um duelo inicial com o seu ex-colega Ezequias, construiu aos 15 minutos uma situação de perigo, mas não conseguiu passar por Alcaraz.

O Beira-Mar, a trocar bem a bola e a cortar as linhas de passe, dispôs de uma situação de perigo por Devic, aos 16 minutos, na sequência do primeiro de dois cantos seguidos, valendo aos portistas a intervenção de Cech.

O FC Porto chegou à vantagem por Lisandro (0-1), aos 18 minutos, num lance que começou num livre cobrado por Quaresma e que contou ainda com o desvio de cabeça do ''central'' Pepe, para o peito do argentino, que não perdoou.

Após o golo, o Beira-Mar perdeu o fulgor demonstrado nos minutos iniciais do encontro e foi o FC Porto que voltou a procurar a baliza de Eduardo, por intermédio de Quaresma, com um remate tímido aos 28 minutos, e por Raul Meireles, aos 38.

O FC Porto regressou do intervalo com a intenção de elevar a vantagem, o que esteve perto de acontecer no livre cobrado por Quaresma, aos 49 minutos, que o guarda-redes Eduardo não agarrou e Hélder Postiga também não chegou ao ressalto.

Após duas ''sapatadas'' da adormecida equipa aveirense, em lances de bola parada de Rui Lima e Ezequias, aos 57 e 59 minutos, o FC Porto aumentou a vantagem por Lucho (0-2), aos 71 minutos, na recarga a um primeiro remate de Lisandro, que estava em posição irregular.

O FC Porto aumentou por Raul Meireles (0-3), aos 75 minutos, num remate de fora da área em que o guarda-redes Eduardo não está isento de culpa, e aumentou por Alan (0-4), aos 77, após muitas facilidades concedidas na área do Beira-Mar.

Já sem Quaresma em campo, depois de ter visto o golo negado por Eduardo, numa defesa apertada com a ponta da luva, o FC Porto voltou a marcar por Adriano (0-5), aos 88 minutos, na transformação de uma grande penalidade, a castigar derrube sobre Pepe.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?