O campeão FC Porto reforçou hoje a liderança da Liga portuguesa de futebol em grande estilo - com a maior goleada na prova - ao impor-se no reduto do Beira-Mar por 5-0, em jogo da 19ª jornada.
A ronda fica completa segunda-feira com três encontros, dos quais se destaca o embate do Estádio da Luz, entre o Benfica e o Paços de Ferreira, que poderá permitir aos ''encarnados'' reduzir para quatro pontos o atraso em relação ao comandante.
Após o empate sem golos em Alvalade do Sporting, terceiro classificado, na recepção ao ''lanterna vermelha'' Desportivo da Aves, os campeões nacionais não desperdiçaram hoje a oportunidade de ganhar pontos a um adversário directo na luta pela revalidação do título.
O resultado (5-0) fica na história como a maior goleada até ao momento da ''era'' Jesualdo Ferreira - e da própria competição - e dá provisoriamente ao FC Porto uma tranquila vantagem de sete pontos sobre ''encarnados'' e ''leões''.
No jogo que marcou o regresso de Quaresma, após cumprir dois jogos de suspensão, foram dois golos argentinos, marcados por Lisandro Lopez (18 minutos) e Lucho Gonzalez (71) que abriram a contagem frente a um Beira-Mar que não conhecia o sabor da derrota há três jornadas.
Após o golo frente ao Chelsea (1-1), para a Liga dos Campeões, Raul Meireles voltou a facturar (74) e Alan desnivelou ainda mais o resultado (77), cabendo ao brasileiro Adriano fechar a contagem (88), de grande penalidade.
O golo de Lucho permitiu ao médio portista integrar o grupo dos terceiros melhores marcadores do campeonato, com sete tentos, juntamente com Simão Sabrosa (Benfica), Linz (Boavista) e José Pedro (Belenenses), numa lista que continua a ser comandada por Hélder Postiga (FC Porto), com 10 remates certeiros.
Em Setúbal, o Vitória somou um ponto precioso frente ao Nacional da Madeira, oitavo classificado, com um empate 1-1, beneficiando do desaire do Beira-Mar para se distanciar dos aveirenses, com os quais estava em igualdade pontual.
Kim abriu o activo para os da casa, aos 54 minutos, mas o ''balde de água fria'' para os homens do Sado caiu a seis do apito final, quando Diego José fixou o 1-1, forçando os sadinos ao terceiro empate em casa.
No sábado realizaram-se ainda dois encontros, com a vitória do Boavista frente à Académica, por 2-0, e do Belenenses no terreno na Naval 1º de Maio, por 3-2.
Segunda-feira, além do encontro do Estádio da Luz, o Marítimo recebe na Madeira a União de Leiria, enquanto, em Braga, o Sporting local mede forças com o Estrela da Amadora.
LUSA