Um golo de Adrien valeu hoje ao Sporting uma vitória difícil em casa do Paços de Ferreira, na segunda jornada da Primeira Liga, e a liderança provisória do campeonato.
Adrien marcou a segundos do apito para o intervalo, aos 45, tendo sido o suficiente para garantir três pontos que mantêm o Sporting na liderança e colocar em 'pressão' os adversários diretos, o FC Porto e o Benfica, que recebem o Estoril-Praia e o Vitória de Setúbal, respetivamente.
Jorge Jesus apresentou em Paços de Ferreira um 'onze' com Slimani a destacar-se como novidade, uma vez que o argelino não tinha jogado na ronda inaugural quando o Sporting venceu o Marítimo por 2-0.
No sentido inverso, o grande ausente foi João Mário: o médio campeão europeu, sobre o qual muito se tem falado por poder estar de saída do clube de Alvalade, nem sequer figurou na lista de convocados.
Já do lado pacense - clube que com este resultado ficou no 11.º posto com apenas um ponto, face ao grupo que empatou 1-1 em casa do Moreirense -, destaque para a entrada de início de Filipe Ferreira e Osei.
O jogo começou com ritmo intenso, com o Paços de Ferreira a mostrar iniciativa e a não se encolher perante um Sporting paciente, que soube aguardar para se impor no terreno, mas que chegou a sofrer na reta final do encontro.
Aos 26 minutos, Patrício teve de fazer a primeira intervenção a sério no jogo, ao travar um livre cobrado por Pedrinho. E exatamente no minuto seguinte, aos 27, foi a vez de Adrien Silva tentar no lado oposto, também de livre, mas a bola saiu ao lado.
Os pacenses deram profundidade a mais a Slimani e começaram a pagar caro os espaços que foram deixando abertos, tendo apenas como escapatória apostar em jogadas de contra-ataque.
Foram valendo à equipa orientada por Carlos Pinto, técnico estreante na I Liga, as intervenções de Rafael Defendi, que, aos 34 minutos, brilhou, ao 'sacudir' um remate de Alan Ruiz ao segundo poste.
O guardião brasileiro voltou a evitar que os 'leões' se adiantassem no marcador, aos 38 minutos, quando Slimani fez um cabeceamento exímio após passe de João Pereira.
Mas o golo do Sporting acabaria por surgir com naturalidade ainda antes do intervalo, resultando de um entendimento eficaz e perfeito entre vários jogadores. Slimani começou o desenho indo à linha de fundo para evitar que a bola saísse, deu-a a Bruno César, que centrou para Gelson 'amortecer' e entregar a Adrien que rematou sem dar hipóteses à defesa da casa (45 minutos).
Depois de ter permitido um início de jogo equilibrado, na segunda parte, o Sporting entrou decidido à procura do segundo golo.
Alan Ruiz rematou, aos 50, mas o lance acabou por esmorecer e, dez minutos depois, Slimani, após passe de Gelson, desperdiçou de forma flagrante. Pelo meio, aos 53, Osei e Welton 'rabiscaram' uma tentativa de criar perigo junto à baliza sportinguista, mas Patrício segurou.
O jogo ganhou maior fulgor nos últimos 20 minutos, quando o Paços de Ferreira mostrou que podia ter uma palavra a dizer e obrigou mesmo Jesus a meter 'trancas à casa', com trocas como a de um atacante Bryan por um médio defensivo Bruno Paulista.
Aos 90 minutos, um grande corte de Coates fez o Sporting respirar de alívio, num lance em que Cícero tinha escapado e já só tinha Patrício pela frente.
Confira aqui tudo sobre a competição.
Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.