O fim do sonho do estreante Arouca, batido pelo Olympiakos, comandado por Paulo Bento, e os golos decisivos de Tiago Pinto (Osmanlispor) e Filipe Teixeira (Astra) marcaram hoje a segunda mão da terceira pré-eliminatória da Liga Europa de futebol.
O avançado cabo-verdiano Gêgê ainda deu esperança aos durienses quanto à passagem à fase de grupos da prova, quando, aos 80 minutos, empatou a eliminatória (os gregos ganharam por 1-0 na primeira mão), fazendo tremer as hostes gregas, dirigidas pelo antigo selecionador nacional e ex-treinador do Sporting.
Mas o argentino Dominguez, já em pleno prolongamento (95), igualou a partida, afastando os comandados de Lito Vidigal do sonho europeu, o que foi confirmado pelo nigeriano Brown Ideye (113), assistido pelo português André Martins (suplente utilizado), fechando o marcador nos 2-1.
Mais sucesso teve Tiago Pinto, defesa-esquerdo com 28 anos, que trocou o Rio Ave pelo Osmanlispor no início da época passada, ao ‘bisar’ aos 20 e 50 minutos frente aos dinamarqueses do Midtjylland, contribuindo para o apuramento da equipa turca, depois do 1-0 registado na primeira mão.
Também Filipe Teixeira, médio de 35 anos, teve atuação preponderante ao 'assinar' o tento solitário dos romenos do Astra frente ao favorito West Ham, em Londres, ‘carimbando’ o passaporte para a fase de grupos, apesar do empate a uma bola consentido em casa, na semana anterior.
O centrocampista, que já havia feito a assistência para o golo da sua equipa na primeira mão, contou hoje com o compatriota Geraldo Alves entre os titulares.
Também os ucranianos do Shakhtar Donetsk, treinados por Paulo Fonseca, rumaram à fase de grupos, após vitória por 2-0, em casa (somada aos 2-1 fora), sobre os turcos do Istanbul Basaksehir.
O Panathinaikos, da Grécia, com os portugueses Zeca a titular e Nuno Reis no banco, foi à Suécia empatar a uma bola no terreno do Brondby e apurou-se com facilidade, graças ao 3-0 conseguido no seu terreno.
Na única partida decidida através de desempate por penáltis, Orlando Sá entrou aos 82 minutos ajudou os israelitas do Maccabi Telavive a afastar o Hajduk Split, ao apontar um dos golos da marca ‘fatal’ (4-3, após o 2-1 aos 120 minutos), em jogo disputado na Croácia.
O croata Marko Cosic, que havia marcado os dois tentos da sua equipa no período regulamentar (40 e 59), falhou o último penálti da sua equipa, o primeiro depois da primeira série de cinco pontapés da marca de grande penalidade.
Menos sorte teve Hugo Vieira, ao serviço dos sérvios do Estrala Vermelha, que, apesar de ter feito a assistência para o golo do seu colega Katai, que resultou no empate a 1-1 desta noite, em Belgrado, viu a sua equipa ser eliminada pelos italianos do Sassuolo, que haviam ganho por 3-0 na partida disputada em Reggio Emilia.
Nota final para a derrota pesada dos suecos do Gotemburgo, equipa com alguns pergaminhos europeus, no terreno do Qarabag (Azerbaijão), por 3-0, acabando eliminada, de nada valendo o 1-0 da primeira mão.