Uma segunda parte arrasadora permitiu hoje ao Nacional golear por 4-0 a Académica de Coimbra, num encontro da 20ª jornada de liga de futebol, disputado no Funchal, que os visitantes dominaram no primeiro tempo.
Os golos dos madeirenses foram apontados por Chainho (30), Cássio (47 e 87) e Diego José (82), mas até ao tento inicial foram os estudantes quem dominaram o rumo dos acontecimentos.
à partida, o encontro revestia-se de carácter muito mais decisivo para os madeirenses, apostados em manterem-se no longo ''comboio'' de candidatos a um lugar europeu.
Enquanto o Nacional estava praticamente na máxima força, a equipa coimbrã viajava à Madeira com seis ausências, casos dos lesionados Litos, Pavlovic, Nuno Luís, Joeano e Hélder Barbosa e ainda do castigado Vítor Vinha.
A Académica, que nunca venceu na Choupana e foi, a meio da semana, eliminada pelo Sporting da Taça de Portugal, entrou melhor no jogo e acabou por dominar grande parte dos primeiros 45 minutos sem, no entanto, conseguir chegar ao golo.
Aos oito minutos, os ''estudantes'' deram o primeiro sinal de perigo, com Pitbull a servir na perfeição Dame que, em boa posição e já dentro da área, rematou à figura de Diego.
Volvidos apenas quatro minutos foi a vez de Gyano aparecer no encontro, com um remate forte de fora da área a obrigar o guarda-redes do Nacional a defender para canto.
Apesar do domínio evidente da Académica, foi o Nacional que acabou por se adiantar no marcador por intermédio de Chainho, aos 30 minutos, que rematou à meia volta para o lado direito da baliza de Pedro Roma, após uma jogada de insistência de Chilikov.
Até ao final do primeiro tempo, as características da partida não se alteraram, com a Académica a pressionar e o Nacional a apostar no contra-ataque.
Logo aos dois minutos da etapa complementar o Nacional marcou o segundo golo e sentenciou o encontro, com Juliano Spadacio a passar bem por Paulo Sérgio na esquerda, a entrar na área e à saída de Pedro Roma a servir Cássio, que apenas teve que rematar para a baliza deserta.
O segundo golo da equipa da casa desconcentrou completamente a Académica, que aos 87 minutos viu Diego, que entrou para o lugar de Chilikov, ampliar a vantagem do Nacional.
O último golo do desafio surgiu aos 87 minutos por intermédio de Cássio, que bisou, ao recarregar facilmente um primeiro remate de Diego, que Pedro Roma ainda conseguiu defender para a frente.
LUSA