loading

«O Chelsea é mais forte do que o FC Porto», José Mourinho

O treinador do Chelsea, José Mourinho, afirmou hoje que a sua equipa ''é mais forte do que o FC Porto'' e favorita a conseguir terça-feira, em Londres, um lugar nos quartos-de-final da Liga dos Campeões em futebol.

«O Chelsea é mais forte do que o FC Porto», José Mourinho

Mourinho insistiu que não desrespeita a equipa campeã portuguesa, mas disse acreditar que os ingleses conseguirão ultrapassar os oitavos-de-final e passar à fase seguinte da prova.

''O Chelsea é mais forte do que o FC Porto. Acho que é normal considerarmo-nos assim e espero que interpretem isto como auto confiança e não como desrespeito, porque eu respeito um adversário que já mostrou qualidade'', afirmou o técnico português.

Apesar de insistir que as 16 equipas que ainda estão na prova têm as mesmas possibilidades matemáticas de vencer, Mourinho voltou a aparecer aos jornalistas com um discurso carregado de confiança.

''Sabemos que estamos a fazer um trabalho muito bom esta época e é isso que nos dá motivação. Já temos a Taça da Liga, mas queremos ganhar mais uma taça, mais um troféu'', disse o técnico dos ''Bleus'', também na corrida ao ''tri'' no campeonato e à Taça de Inglaterra.

Na Premiership, as coisas estão complicadas - o Manchester United segue na liderança, com nove pontos de vantagem (com um jogo a mais) -, segundo José Mourinho porque o Chelsea tem sido especialmente azarado na prova que venceu, categoricamente, nas duas últimas épocas.

''A realidade do Chelsea desta época é uma realidade de lesões, não podemos esquecer isso. Mas o esforço dos jogadores em ultrapassar isso, jogando mais jogos, jogando em posições diferentes ou ao lado de jogadores que também não estão nas suas posições naturais, é o que faz com que eles mereçam ganhar ainda mais'', frisou.

Na comparação directa com o FC Porto, o técnico dos ingleses recusou desvalorizar a qualidade do plantel da equipa portuguesa, ao comando da qual espantou a Europa, com as vitórias na Liga dos Campeões (2003/2004) e na Taça UEFA (2002/2003).

''É sempre relativo dizer que um clube tem melhores jogadores do que outro. Se é verdade, temos que provar isso em campo. O estatuto, a história e o passado não resolvem jogos. Os jogadores é que os resolvem'', afirmou.

Quanto a qualquer carga emocional que este desafio poderia ter por se tratar da sua antiga equipa, Mourinho não mostrou qualquer interesse: ''o meu objectivo não é derrotar o FC Porto, é estar nos quartos-de-final''.

''Não podemos passar a vida a pensar nos clubes onde estivemos e, portanto, o facto de ser o FC Porto não é uma questão importante'', clarificou o técnico luso.

No final, a face à insistência dos jornalistas sobre a possibilidade de estar a ser pressionado pela direcção do Chelsea para sair, Mourinho afirmou que esse cenário não o preocupa nada.

''Se o Chelsea decidir despedir-me pelos maus resultados, tenho de aceitar, é a vida. Enfim, ficarei milionário e terei trabalho noutro clube algumas semanas depois'', disse, deixando claro: ''não estou sob nenhuma pressão especial para ganhar. Não temo nada''.

A situação actual, Mourinho compara-a à que vivia quando miúdo:

''tenho a mesma pressão que tinha quando era miúdo e jogava futebol na rua com os meus amigos. Já queria ganhar, porque gosto de ganhar. É simples'', concluiu.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Até onde chega Portugal no Europeu 2024?