loading

Belenenses: Gouveia da Veiga quer retirar clube do fosso económico

O advogado Fernando Gouveia da Veiga apresentou-se hoje à presidência do Belenenses com o objectivo de retirar o clube do fosso económico em que se encontra, aumentar o número de sócios e devolvê-lo aos associados.

Belenenses: Gouveia da Veiga quer retirar clube do fosso económico
Futebol 365

Segundo o candidato, de 36 anos, que se apresentou com o lema ''Oportunidade ao futuro'', é urgente avaliar a situação financeira do Belenenses, com dívidas a rondar os 17 milhões de euros, divididas pelo passivo do clube (oito milhões de euros) e da SAD (6,5 milhões) e à segurança social (2,5 milhões).

''Para recuperar economicamente o Belenenses pretendo implementar um novo modelo de gestão económica e desportiva, que passa por um rigoroso controlo orçamental e profissionalização da SAD. Quero também fazer uma auditoria rigorosa às contas, que não é feita há 10 anos'', afirmou Gouveia da Veiga, destacando que deseja que o clube seja voz activa no panorama desportivo em Portugal.

No campo das modalidades, Gouveia da Veiga é peremptório e assevera que não pretende extinguir nenhuma, mas adianta que terá de haver uma reformulação financeira, de forma a fazer com que estas se tornem autónomas e seja dada mais importância àquelas que contribuem para a imagem do clube, como é o caso do andebol, a sua preferida.

Para este candidato, cuja inspiração vem de vários históricos do Restelo, entre eles o ex-presidente e Juiz-Conselheiro Gouveia da Veiga, seu avô, o futebol tem de ser a base de toda a estrutura desportiva do Belenenses, sendo que o bom trabalho desenvolvido pelo treinador Jorge Jesus é para manter.

''Ao contrário do que foi dito por outro candidato (José Duarte Ferreira), acho que o ordenado de Jorge Jesus é merecido. Quem trabalha e apresenta resultados merece o que ganha'', declarou.

Contudo, no capítulo da estrutura que sustenta o futebol, o candidato revelou que terá de ser profundamente alterada e profissionalizada, para que o clube não seja escravo dos bons resultados dos treinadores.

''Tem de haver mudanças. O Belenenses não pode estar dependente dos resultados dos treinadores. Veja-se o caso do Sporting de Braga, que tem mudado com frequência de treinador e continua a mostrar resultados. Temos que criar uma estrutura que não vacile com a mudança de equipa técnica'', explicou.

A formação de jovens futebolistas é também aposta de Gouveia da Veiga, segundo o qual as saídas de Sporting e Benfica para fora de Lisboa abre portas ao Belenenses para a captação de novos jogadores dentro da capital.

A construção de quatro campos relvados e de um novo pavilhão com zona de treino, a recuperação das piscinas com um health club, bem como lojas e espaços de lazer são também pretensões do candidato.

Gouveia da Veiga quer também a curto prazo aumentar o número de sócios do Belenenses, através da redução do valor das quotas e da criação de uma rede de benefícios associados ao cartão de sócio, e apostar na dinamização do marketing e imagem do clube.

Para esta campanha, o candidato parte com o apoio de alguns nomes sonantes no aspecto desportivo e político, como é o caso de João Almeida, deputado pelo CDS-PP, e Carlos Pereira Martins, actual presidente da Assembleia Geral da SAD do Belenenses - candidato à Assembleia Geral do clube através desta lista.

João Torrado, António Soares, Pedro Patrão e Nuno Almeida Costa serão os vice-presidentes que compõem esta lista, enquanto Nuno Valério encabeçará o Conselho Fiscal.

LUSA

Siga-nos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no Youtube.

Relacionadas

Para si

Na Primeira Página

Últimas Notícias

Notícias Mais vistas

Sondagem

Quem reforçou-se melhor no mercado?