O Benfica visita quinta-feira um Paris Saint-Germain ''ameaçado'' pela descida de divisão e deverá contar com forte apoio da numerosa comunidade lusófona da capital francesa, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça UEFA de futebol.
O outro representante português nesta fase da prova, Sporting de Braga, recebe os ingleses do Tottenham, equipa onde alinha o antigo ''arsenalista'' Ricardo Rocha. Apesar de ir reencontrar a sua antiga equipa, o defesa central não vai poder jogar por já ter representado o Benfica nas competições europeias.
Este será um reencontro entre bracarenses e ingleses, tendo o Tottenham eliminado o Sporting de Braga na primeira ronda da UEFA de 1984/85, com um rotundo 9-0 no cômputo das duas partidas.
No Parque dos Príncipes, o conjunto do português Pauleta, envolto em grande instabilidade que nem mesmo a mudança de treinador sanou - Paul Le Guen substituiu Guy Lacombe -, enfrenta o segundo classificado da Liga portuguesa e a descrença provocada pela derrota de sábado no terreno do ''lanterna vermelha'', Sedan (2-0), que o colocou no primeiro dos três lugares de despromoção (18º).
Além do desaire, contando com apenas seis triunfos em 27 partidas da Liga gaulesa, o PSG perdeu novamente o uruguaio Cristian Rodriguez, lesionado na coxa direita, embora o Benfica também não deva contar com o ''maestro'' Rui Costa e pode até mesmo voltar a actuar sem o defesa central brasileiro Luisão, igualmente ''tocado''.
O Benfica alcançou sábado a sua quinta vitória consecutiva, incluindo os dois jogos com os romenos do Dínamo Bucareste, na visita ao último classificado do campeonato português, Desportivo das Aves, por 1-0, e segue a quatro pontos do líder e campeão, FC Porto.
''Encarnados'' e PSG nunca se defrontaram em provas europeias, mas o Benfica goza de um saldo de cinco vitórias, quatro empates e três derrotas em 12 partidas com adversários gauleses, incluindo os recentes embates com o Lille, na Liga dos Campeões de 2005/06, quando proporcionaram o recorde de assistência de clubes franceses em provas continentais: 76.000 pessoas, no emprestado Estádio de França.
Por seu turno, o Braga foi derrotado na deslocação ao Estádio do Dragão, também por 1-0, mas continua no quarto posto da tabela, enquanto os ''Spurs'' garantiram domingo, no último minuto do ''derby'' com o West Ham, um triunfo por 4-3 no reduto dos ''Hammers'', seguindo no oitavo posto da ''Premiership''.
O Sporting de Braga, que não pode contar com o suspenso Luís Filipe, mas deverá voltar a ter João Pinto a 100 por cento, tem um recorde negativo em quatro confrontos com adversários ingleses, aos quais nunca marcou um golo, já que também perdeu por um total de 3-0 noutra eliminatória da Taça UEFA com o West Bromwich Albion, em 1978/79.
O detentor do troféu, FC Sevilha, actualmente num moralizador primeiro lugar da Liga espanhola, após bater o campeão, FC Barcelona (2-1), recebe também quinta-feira os ucranianos do Shakhtar Donetsk.
Outra das quatro equipas espanholas presentes neste lote de 16 ''sobreviventes'', o Celta de Vigo, começa a discutir com os alemães do Werder Bremen, onde actua o internacional português Hugo Almeida, um lugar nos quartos-de-final.
LUSA