A FIFA anunciou na quinta-feira ter dado um prazo de 15 dias à Federação Guatemalteca de Futebol (Fedefut) para revogar a suspensão do seu Comité Regulador, nomeado em janeiro, após o escândalo de corrupção que atingiu o organismo mundial.
A 08 de setembro, o Comité Regulador da Fedefut foi suspenso pela Confederação Desportiva Autónoma da Guatemala (CDAG), após um recurso apresentado por quatro jogadores, afastados por doping e que alegaram maus procedimentos por parte do comité na investigação do caso.
Para a FIFA, esta decisão mostrou “uma ingerência inaceitável” de terceiros numa sua filiada, pelo que esperará até 01 de outubro para que a situação seja resolvida, sob pena da Guatemala ser suspensa de todas as provas internacionais de futebol.
A Fedefut recorreu da decisão da CDAG, por entender que está “cheia de ilegalidades”, e espera que o assunto seja resolvido “no menor tempo possível”.
Caso avance a suspensão da FIFA, as seleções e clubes guatemaltecos ficarão impedidos de participar em provas internacionais, embora a liga interna continue a decorrer sem restrições.