A imprensa inglesa de hoje destaca a possibilidade de saída de José Mourinho do Chelsea, tendo por base as declarações do técnico português na antevisão do embate com o FC Porto para a Liga dos Campeões de futebol.
Mais do que antecipar o jogo desta noite em Stamford Bridge, decisivo para o apuramento para os quartos-de-final da Liga dos Campeões, os jornais consideraram que as palavras do treinador português sobre um eventual cenário de saída constituíram o facto mais saliente da conferência de imprensa.
''José Mourinho deu ontem (segunda-feira) a mais forte indicação até agora de que não será treinador do Chelsea na próxima época'', diz o jornal The Guardian, que põe como título principal das suas páginas desportivas a frase: ''Mourinho sairá contente como milionário''.
Já o Daily Mail, de cariz mais popular, optou por um título mais provocante: ''Despede-me se te atreves'', atribuindo esta mensagem ao técnico português.
O jornal recorda que ainda faltam três anos para o termo do contrato de Mourinho com o Chelsea, lembrando ainda que o português poderá levar uma indemnização de 15 milhões de libras (cerca de 22 milhões de euros).
''Abramovich só decidirá sobre o futuro de Mourinho no final da época, mas uma derrota contra o FC Porto significará que é improvável que sobreviva depois de 13 de Maio (final da época inglesa)'', acrescenta o título diário.
Nas páginas do The Times também se defende que as polémicas palavras de Mourinho na conferência de imprensa antes do jogo com o FC Porto constituem ''um recado directo'' ao proprietário do seu clube.
''O treinador do Chelsea subiu ontem (terça-feira) um degrau na luta de intenções com Roman Abramovich, ao quase convidar o dono do clube a demiti-lo'', afirma o jornal.
E para um homem que garante não estar sob pressão, acrescenta o Times, ''José Mourinho é muito rápido a enaltecer os seus feitos''.
No seu estilo mais popular, o The Sun, tablóide que mais vende em Inglaterra, faz manchete com o título: ''Não me importa que o Roman se livre de mim''.
O jornal garante que o conflito entre o português e o milionário russo começou, e continua a centrar-se, em Avram Grant, o actual treinador-adjunto do Portsmouth, que Abramovich, alegadamente, quererá impor na equipa técnica de Mourinho.
Em relação à equipa do FC Porto, a imprensa inglesa apenas cita a conferência de imprensa de Jesualdo Ferreira para utilizar as declarações do treinador portista sobre Mourinho.
''José não é assim tão especial'', diz por exemplo o Sun, extrapolando as declarações de Jesualdo que relativizam o facto de o técnico do Chelsea ter-se considerado o melhor treinador português de todos os tempos.
Finalmente, nas fichas que servem para antecipar o jogo desta noite, quase todos os jornais destacam Ricardo Quaresma como a maior ameaça portista e o argentino Lucho Gonzalez como a pedra mais importante na táctica dos campeões portugueses.
LUSA