canal de televisão codificado NTV Plus obteve hoje os direitos de transmissão dos jogos da Primeira Liga russa de futebol para as próximas quatro temporadas.
O anúncio foi feito por Dmitri Samikhin, director-geral do NTV Plus, depois de ter assinado um contrato com a Liga de Futebol Profissional da Rússia (LFPR).
O contrato entre a LFPR e o NTV Plus vigorará durante quatro anos e, segundo o documento assinado, o canal de televisão, que faz parte do consórcio estatal Gazprom-Media, pagará cerca de 20 milhões de euros por ano.
O acordo fixa que o ORT (primeiro canal da Televisão russa que cobre todo o território do país) mantém o direito de transmitir um jogo (de um total de oito) de cada jornada à sua escolha.
A decisão da LFPR de vender os direitos de transmissão do campeonato de futebol a uma cadeia que emite por sinal codificado aos seus assinantes, cerca de 700 mil na Rússia, está a provocar forte polémica, porque os russos estão acostumados a ver o futebol em sinal aberto.
Piotr Chelich, deputado da Duma Estatal do Parlamento russo, defendeu que ''os telespectadores não devem aceitar essa privação'', enquanto que a sua colega Liubov Sliska prevê uma ''forte corrida às assinaturas da televisão paga''.
O campeonato russo começa no próximo dia 10 de Março e estende- se até Outubro.
Na próxima edição da Primeira Liga russa estão previstos actuar três jogadores portugueses: Danny e Cícero, no Dínamo de Moscovo, e Felício, no Rubin Kazan.
LUSA